1 ano de Canadá - Maternidade

>> 3 de agosto de 2011

Mãe é mãe em qualquer lugar do mundo, mas no alto da minha (cof! cof!) vasta experiência de quase seis meses de maternidade, vamos a algumas vantagens que vejo nos assuntos maternais por aqui:

- Estilo de vida mais simples
Aqui ninguém está se importando que tipo de roupa seu filho (ou você) está usando, em que escola ele estuda ou onde vocês foram nas últimas férias. Em uma sociedade com mais igualdade social tenho a impressão que vive-se menos de aparência e dá-se valor a coisas mais importantes, como tempo de qualidade ao lado da família.

- Redes de apoio
Há ajuda para praticamente tudo que envolva assuntos de maternidade: amamentação, pré e pós-parto, bibliotecas de brinquedo, cursos para alimentação do bebê, playgroups, depressão pós-parto, full-time moms, mompreneurs, mães que trabalham fora, atividades físicas e educativas. Muitas dessas opções são gratuitas ou a um preço muito acessível. Então, não tem desculpa de dizer que não dá para achar auxílio.

- Paraíso dos brinquedos (e roupas também)
O preço é MUITO mais baixo que no Brasil. Na verdade o custo é tão baixo que é preciso pensar em consumo consciente e tomar cuidado para não entulhar a casa com objetos que têm um tempo de uso tão curto. Nessa linha aqui também não tem frescura: dá para comprar muitos brinquedos usados em excelente estado no Kijiji por um preço ainda mais baixo e depois vender na próxima venda de garagem ou doar para quem precisa.

- Valorização do handmade
A lógica aqui é o contrário, valoriza-se muito mais o que foi feito à mão, personalizado, artesanalmente, fora das linhas automatizadas de produção. Redes como a Etsy fazem bastante sucesso e fica bem mais simples (mas não necessariamente mais barato) fazer uma festinha de aniversário, decorar a casa e se vestir de uma forma totalmente original.

- Atividades muito além do circuito shopping center
Como geralmente as pessoas não tem nem babá nem empregada doméstica, aqui faz-se de tudo para incluir os filhos em todas as atividades e ninguém deixa de fazer quase nada por causa dos filhos. Isso não é necessariamente algo bom, mas pode ser positivo quando a criança tem muitas opções de desfrutar de atividades de lazer ao lado dos pais: ciclismo, canoagem, camping, viagens, festivais, família sempre unida!

Essas foram algumas vantagens que pude me lembrar. E vocês conseguem listar mais alguma? E desvantagens?

9 comentários:

Sandra Kautto 3 de agosto de 2011 às 21:52  

Na Finlândia também se valoriza muito tudo que é artesanal, até bolo que algo tão simples é super caro por lá!
Para mim a única desvantagem é a distância da família e amigos, mas nada que uma boa férias não resolva!!!

Beijos pra vocês!

Tathyana 4 de agosto de 2011 às 10:16  

Oi Pati vim conhecer o seu blog e saber aonde vc comprou a sua scooba. Mas agora vi que vc mora no Canadá e é lógico que ele é daí. Tô doida querendo uma e super agradeço a sua contribuição em me dizer os prós e os contra. Legal vc ser de Brasília. Vou ler seu blog todinho e adicioná-lo aos meus favoritos. Bjão.

Pati 4 de agosto de 2011 às 12:39  

Oi Sandra, essa é de longe a maior desvantagem de todas! Só eu sei o peso que fico no coração de saber que Isabella está crescendo longe das avós, dos tios e primos... Enfim, não se pode ter tudo!

Oi Tathy, obrigada pela visita! Se precisar de mais alguma informação sobre o robozinho é só falar.

Abraço...

Cami 4 de agosto de 2011 às 13:55  

Oi Pati, parabéns pelo blog! Que bom achar vc. Tb dou minhas cacetadas por aí na maternidade gringa! E vc já está na minha listinha de blogs. Vejo, como vc muitas vantagens tb na qualidade de vinculo que esse estilo de vida nos traz. Desvantagem? Tvz o inverno longo....
bjs!

Eleanor Rigby 4 de agosto de 2011 às 14:33  

Muito boa a visão geral do primeiro ano!

Na minha opinião só faltou uma categoria: Os Canadenses, quebecos ou não e as pessoas de uma forma geral.

;)

Fernanda 4 de agosto de 2011 às 15:58  

É Pati, pela sua descrição a minhas expectativa está certa. Adorei saber que vou me dar bem ai com meus handmades. Sobre os brinquedos, só agora em SP tem o serviço de aluguel de brinquedo. Por aí tbm deve ter. Dá uma olhadinha, é uma opção para o consumo consciente e para o acúmulo de tralha.
E sobre a lógica brasileira, percebi a necessidade de se auto afirmar em relação à escola onde o filho estuda, para onde vão nas férias, as marcas que compram, etc essa semana enquanto assistia a aula de judô do Miguel na academia. Não faço o minimo de questão de participar de conversas com esse conteúdo.

Não vejo a hora de ir praí!!!
Bj
Fernanda

Ninha 4 de agosto de 2011 às 20:39  

Oi pati,

Concordo plenamente com vc e agora com o meu pequeno estou sentindo na pele a diferenca em ter um nenem aqui ou no BRA. Vc levantou muito bem a questao. Outra coisa que fascina aqui eh a infinidade de acessorios para nos ajudar no dia a dia tmb ne?
A consciencia aqui do pessoal tmb eh muito diferente quando se trata em maternidade e criancas...E por outro lado estamos tmb sendo vigiadas a todo instante e nao eh dificil alguem parar e comentar algo que observou ou viu.

Mas ta sendo bem positiva a minha experiencia ... e o fato de poder interagir nas minhas atividades outdoor e indoor com minhas criancas ta sendo bem legal.

Bjs
Ninha

www.brunahuguenin.blogspot.com

Unknown 4 de agosto de 2011 às 23:54  

é, aqui no Brasil se vive muito mais de aparência e status...por isso muita gente é infeliz e, resolve ir embora. se Deus quiser meu futuro será melhor em terras canadenses.

abraços;
Catherine
http://meetyoutherecanada.blogspot.com/

Hanna 5 de agosto de 2011 às 09:25  

Estou adorando seus posts!! Realmente isso foi a primeira coisa que percebi no canada, aparencia nao eh nada o importante eh ser feliz, ter tempo para voce! Acho isso maravilhoso! Aqui alem de nos preocuparmos com aparencia, nao da tempo para ter tempo hauhaua beijoos

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP