Coisas do Canadá II

>> 8 de julho de 2011

Mais uma rodada das coisas curiosas que observo por aqui...

- Eu não sei se é o solo, se é a preferência dos canadenses, ou se são os agrotóxicos, mas pensem em uma terra onde tudo é mais doce? O milho, a cenoura, a beterraba, o morango, o pimentão, todos tem um sabor bem mais adocicado. E daí que eu já andei até adaptando as receitas na cozinha, porque ninguém precisa de todo esse açúcar na vida, certo?

- Acho que todo canadense nasce com uma bússola imbutida no cérebro. Quem me conhece sabe que minha orientação espacial é nula e lá venho eu parar numa terra onde todo mundo dá direções falando sobre leste, oeste, norte, sul... Peça para qualquer criança apontar para que lado é o norte e ela nem precisa pensar. Peça para mim e, bem, para isso serve o GPS!

- Como fica a decoração em um país de clima tão frio durante uns bons meses do ano? Oras, para isso servem as flores de plástico! Elas são mania nacional e estão nos restaurantes, nos hoteis, nos centros comerciais... Até coqueiro artificial eu já vi por aqui. No começo achava tudo muito brega, porque no Brasil tropical temos flores naturais o ano todo com relativa facilidade. Mas depois entendi... É meio inviável manter flores por aqui durante o inverno (e boa parte do outono também). Então já virou algo meio cultural, não há como passar por algum lugar reparar nelas... O supra-sumo do requinte decorativo #not.

- Quem mora por aqui já sabe: todo mundo tira o sapato antes de entrar em casa. Esse era um costume que já tínhamos no Brasil e aqui funciona muito bem (independente da estação). No inverno há um motivo simples: é inviável entrar com a bota suja de neve e sal. Nas outras estações, é uma força para manter a casa limpa, já que o lema por aqui é praticidade e há muito mais coisas interessantes a serem feitas na vida do que ficar limpando a casa o tempo todo.

- Aliás, o próximo costume também está relacionado ao inverno: o povo por aqui tem mania de carpete, principalmente nos quartos, escada e basement. É assim para ninguém ficar pisando no chão frio durante o inverno, mas pessoalmente, acho carpete algo muito pouco higiênico... Tudo bem que aqui vendem todo tipo de produto de limpeza para garantir que o carpete fique limpo. Acho que até deve funcionar, porque, até onde sei, ninguém aqui sofre de mais problemas respiratórios por causa disso. Mas ainda acho estranho...

- Todo mundo já sabe que aqui, assim como em vários outros países, não há ralo nos banheiros. Mas e a falta de lâmpada no teto dos quartos e sala? Todo mundo usa luminárias de chão. Por que será? Eu já perguntei para alguns canadenses e eles não souberam me dizer a resposta...

- No geral as casas e apartamentos são bastante espaçosos, mas não se assuste de encontrar a lavadora e secadora de roupas dentro do banheiro ou no corredor do andar de cima da casa. E funciona muito bem!

- Quando estava grávida e fui comprar coisas para o enxoval é que aprendi essa: aqui é bastante comum dar banho nos recém nascidos na pia do banheiro ou da cozinha, já que as torneiras aqui sempre tem água quente. Tem até uns acessórios para ajudar nessa tarefa, mas a minha cabecinha sul-americana não se acostumou muito bem com essa ideia. Então Isabella sempre tomou banhos diários (o que também não é regra por aqui) e na banheira dela!

E vocês, conseguem lembrar de mais alguma particularidade das terras do norte?

12 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara 9 de julho de 2011 às 00:23  

Aqui em casa, as duas máquinas estão do lado do nosso vaso sanitário. Hehehe.

E a vida segue...

Gardene 9 de julho de 2011 às 14:40  

Oi Pati! Falta pouco para chegarmos aí!!! Mais precisamente 1 mês e duas semanas! Estou doida para descobrir essas particularidades canadenses! Vou te fazer uma visita assim que eu puder, viu!!!
Beijos!

Lelen RCH 10 de julho de 2011 às 01:33  

Querida Patrícia, me chamo Helen e meu marido Guilherme. Conheço seu blog a somente uma semana e já estou apaixonada por você e por toda sua família! Adoro seu jeito de escrever e os assuntos são sempre ótimos. Estamos no processo federal e ano que vem estamos indo morar em Gatineau também. Espero ter a oportunidade de conhecer você! Um grande beijo!
Helen e Guilherme

Ninha 10 de julho de 2011 às 13:25  

Oi Pati ,

Adoreeeeiii !!! Eu sempre observo isso tb. Vc clevantou tudo muito bem. Por aqui tmb observo muito o habito da leitura. Metro, onibus, parques e ate andando nas ruas, eles carregam um livro.
Outra coisa eh a mania por abreviacoes que aparecem em tuuudo que eh canto e a mais pop delas eh ASAP ( as soon as possible ) ne ?

Bjs ,
Ninha

www.brunahuguenin.blogspot.com

Paola 12 de julho de 2011 às 04:42  

Oi Pati! como vai? e a Isabella ... imagino que deva estar muito fofinha ... rsrss.
interessante estas particularidades ... mas a gente precebe diferencas ate mesmo no mesmo pais. lembro que quando minha irma foi fazer a especializacao dela em SP (somos de Vitoria - ES) ela comentava que as pessoas so se vestiam de preto e cinza ... que um dia ela saiu com um vestidinho colorido e virou chacota do pessoal do hospital ... kkk.
mudando de assunto, nosso voo se aproxima e cada dia mais estamos inclinados a nos estabelecernos em Quebec, mais provavel Montreal. No fianl decidmos dar um "passeio", visitar meu cunhado em Calgary, ir a GTA e passar por quebec city, ottawa, e montreal. e so depois decidiremos. vc que e sempre tao bem informada de tudo, teria alguma dica? locais a visitar, job fairs, hoteis, que pontos ponderar ... e estamos indo com uma tropinha de 3, rsrss!!
Bom se nao der tudo bem. sei como e a vida de mae ... e como estas pequenas princesas sugam nosso tempo.
super beijos e muita saude e felicidades para vcs ai!
paola

Apoema 13 de julho de 2011 às 22:51  

Pati, iremos conhecer Gatineau em setembro e precisamos de dicas sobre bairros (pq vamos tb em V. de Québec e Montréal, para conhecermos alguns bairros e decidirmos em quais das 3 cidades moraremos ao imigrarmos)legai para se viver em Gatineau, peço seu auxílio!!!
Se vc tiver uma sugestão de hotel com bom preço/benefício e fácil para nos locomovermos na cidade, eu agradeço.
Obrigado!!!

Mari 14 de julho de 2011 às 11:32  

Gostei, achei tudo muito prático. Aqui em casa (moro no Brasil) também tiramos os sapatos, e eu quase surto quando alguém pisa no meu quarto com sapato da rua (sou chata?)
Fiquei intrigadissima com a questão do ralo...mas se não tem ralo pra onde a água vai?

Lupatinadora 19 de julho de 2011 às 22:03  

Paty, essa de ter as máquinas no andar de cima acho sensacional - é lá onde se tira a roupa e onde se guarda, pra que ficar carregando de um andar pro outro da casa?

Por enquanto aqui no condo a minha fica num closet que abre pro meio da sala - é hilário!

Ananda Etges 21 de julho de 2011 às 01:11  

Eu morei um tempo em Londres e sempre achei super estranho a máquina de lavar no banheiro!

Outra coisa que foi difícil acostumar foi com a falta de lixeira no banheiro. Não sei se no Canadá é assim tbm, mas papel higiênico na Inglaterra vai direto para o vaso sanitário...

Beijos, Ananda.

http://projetodemae.wordpress.com/

Pati 22 de julho de 2011 às 21:55  

Gardene, vou ficar aguardando sua visita!!! Uma boa viagem e tudo de bom para vocês na chegada...

Lelen, muito obrigada pela sua mensagem! Por favor, nos avise quando chegarem por aqui para marcarmos alguma coisa, ok?

Ninha, é verdade, as abreviações já dariam um outro post...

Oi Paola, vou te mandar um e-mail, ok?

Ananda, nada de lixeiras por aqui também!

Pati 22 de julho de 2011 às 21:58  

Mari, aqui não tem ralo simplesmente porque ninguém joga água para lavar nada. É meio estranho, mas ocm o tempo a gente acostuma. E garanto que dá para deixar tudo limpinho...

Beta 23 de julho de 2011 às 00:03  

É, a falta de ralo é mesmo estranha, ele existe, mas só nas pias e na banheira... mas é para baratear o custo de construção das casas, pois não precisam fazer encanamento por tudo, além de não precisar impermeabilizar a casa inteira. E outra, as casas são feitas de papel (não é exageiro :-), imagina o que vira com muita água?!?
Ah, outra coisa que a gente se acostuma... nem toda casa tem tanque (a Pati é uma privilegiada nesse quesito), então sobra para banheira o serviço geral: banhos, lavar crianças, cachorro, pano de chão, baldes com roupa de molho, etc. Imagina que beleza :-/
Realmente Bruna, o hábito de leitura é invejável.
Bjs
Beta

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP