Seis meses de Canadá

>> 23 de janeiro de 2011

Hoje completamos seis meses em Gatineau e, apesar de saber que ainda temos um bom caminho pela frente, vejo que a cada dia estamos melhor adaptados e muito satisfeitos com a nossa decisão. Gostamos da cidade, temos feito boas amizades por aqui, encontramos uma boa igreja, e gostamos muito do estilo de vida que escolhemos. Acho que para o caminho ficar completo, preciso encontrar um emprego, porque sinto muita falta de trabalhar, mas sei que até colocar a Isabella em uma creche daqui uns bons meses, isso não será possível.

Agora que a vida segue uma relativa normalidade, tento apreender o que posso sobre a cultura local, sobre a realidade e história do país que escolhemos para viver. Penso que esse seja o começo do caminho para uma boa integração, já que não dá para ficar dentro do casulo e achando que dá para transformar nossa trajetória aqui em um pequeno Brasil fora de lá. Quanto mais o tempo passa, mais vejo o quanto este país é rico em diversidade: de culturas, de clima, de paisagens, de valores, de história! Eu tento ser prudente e costumo dizer ao Flávio que não dá para considerar nada como definitivo até termos completado um ano aqui. Mas acho que esses seis meses merecem ser comemorados, e valem ser lembrados com essa pequena reflexão. Daqui outro semestre eu volto a comentar sobre o tempo que passamos aqui, e analisar nossa vivência.

Daqui a mais uns dias, nossas vidas vão passar por outra transformação. Nossa filhinha está para chegar e além de imigrantes "recém-chegados" seremos pais e sei que nada mais será o mesmo. Mal posso esperar! Muito do que fizemos até aqui foi feito por ela e acho que colheremos bons frutos disso daqui a um tempo. Então seguimos como sempre fizemos até aqui: pedindo que Deus nos abençoe e nos oriente e tentando dar um passo de cada vez do tamanho das nossas pernas!

13 comentários:

Tania Vianna 23 de janeiro de 2011 às 18:20  

Gostei muito da sua reflexão s/ os 6 meses.
Deve ser realmente muito difícil iniciar a vida em outro país e ainda grávida.
Já fico cheia de preocupações c/ a minha família, e meus filhos são grandinhos, imagina se fossem pequeninos....
Muita coragem, Parabéns...
Abçsss,...

Canadá o Caminho do Coração 23 de janeiro de 2011 às 18:54  

Oie Pat Florzinha!
Parabéns pelos 6 meses de Canadá!=D
Realmente Deus nunca nos desampara, né? Principalmente como no seu caso que está longe dos seus, etc...
Mas a Isabelinha vem logo aí para alegrar e encher de vez suas vidas de amor!!Ôin...fofurinha....
Bjus de LuzZ!
Bia.

http://eoutrascoisinhas.blogspot.com/ 23 de janeiro de 2011 às 19:18  

Oi quiriiida!! Parabéns! Certamente uma decisão de muita coragem e acredito que vai ser muito bom sua filhinha crescer por aí!! Fiquem c/ Deus!!
Bjo!!
Neila

César, Valéria, Lara e Anaclara 23 de janeiro de 2011 às 21:26  

Vocês merecem todas as bençãos e conquistas que estão recebendo. E continue estudando esse país todos os dias, porque nada melhor que entender como essa nossa nova casa chegou a esse momento que estamos vivendo.

E a vida segue...

Filipe Moreira 23 de janeiro de 2011 às 23:06  

Parece que foi ontem que vocês chegaram no Canadá.

Estava até comentando com a Amanda como o tempo passou rápido sobre a chegada de vocês.

Fico contente e feliz que estão no caminho certo, trilhando o que é bom para vocês. Assim, todo e qualquer resultado por ai lhes trarão bons frutos.

Continuo torcendo!

Abraços

Aquiles, Estela e Vinicius Melo 24 de janeiro de 2011 às 01:22  

Olha, parabéns, achei esse pensamento sobre estar mais inserido dentro da cultura canadense bem legal! Acho que não é fácil sair do lugar de conforto, mas vale a pena! Acho que a maioria dos problemas de adaptação diz respeito a isso! Outra coisa muito legal, é o fato de vocês estarem esperando um bebê, temos planos pra ter um aí também! Mal vejo a hora, estar aqui me faz sentir estacionado um pouco, mas faz parte do processo!

Parabéns!

Deus abençoe!

Aquiles e Estela

Drinho e Nessa 24 de janeiro de 2011 às 03:24  

O tempo passa, o tempo voa e a poupança Bamerindus continua numa booa... é a poupança Bamerindus... du-du-du... caraca... lembra-se dessa propaganda Paty? lembrei-me dela qdo pensava no tempo que passa!!! Vamos, que vamos!!!

Lu 25 de janeiro de 2011 às 03:51  

oi Patricia!
Vim agradecer a tua visita e o comentario e conhecer o teu blog - ainda vou ler tudinho, assim q der tempo, mas ja adorei de cara pq eu adoraria ter coragem de enfrentar o frio e ir pro Canada de vez.. me parece um pais tao legal, de gente legal, otimas oportunidades, alem de lindo...

beijos e ja to te seguindo!

J&A - Toujours 25 de janeiro de 2011 às 11:22  

Nossa, que lindo tudo isso que escreveu..! Vocês estão de parabéns pelas vitórias conquistadas até aqui e das que estão por vir! Que a pequena Bella venha cheia de saúde e só traga alegria ao casal!
Beijos, tudo de bom!

Unknown 25 de janeiro de 2011 às 15:50  

que legal !! espero que os próximos meses sejam ótimos !

parabens por esses 6 meses !!
e que o nascimento da filha seje tranquilo.

boa semana.
abraços;
Catherine

Cadê Canadá? 26 de janeiro de 2011 às 04:51  

Pati!!
Tá chegando! desejo a vcs muita saúde (para os 3!) para começar esta nova fase! Uma bênção! Que os anjinhos iluminem o seu caminho...
Gostei mto da sua reflexão sobre os 6 meses... se estivermos abertos ao aprendizado e ao novo, as coisas vão se encaixando...leva tempo mas tudo se ajeita. e eu continuo aqui, mandando boas vibrações e desejando que vcs realizem cada sonho a seu tempo.Agora, hora e curtir a maternidade!
beijks
Carina

Julian Davi 5 de fevereiro de 2011 às 03:29  

Olá, meu nome é Julian e há pouco menos de um mês, eu e minha esposa viemos de Curitiba para Montréal.

Hoje, em uma daquelas palestras oferecidas pelas empresas parceiras do MICC, ouvimos falar que em Gatineau há uma presença mais equilibrada do inglês perante o francês. Isso é verdade?

Pensamos encontrar o "bilinguismo" 50-50, mas vemos que na maior parte de montreal é 500-5 heheh pro francês, claro.

Ótimo blog, continuem firmes na caminhada de vocês para uma vida nova e ainda melhor

Pati 14 de abril de 2011 às 07:54  

Oi Julian, estou respondendo por aqui porque não tenho nenhum outro contato seu. Aqui em Gatineau é mais fácil conviver com o inglês por causa da proximidade com Ottawa, mas não se engane, ha muitos gatinoises que não falam nada de inglês. Alguns setores são bem mais equilibrados, como o de Hull e Aylmer, por exemplo. Se precisar de mais informações me mande uma mensagem, meu email é patitando arroba gmail ponto com.

Abraço e sucesso para vocês,
Pati

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP