Procurando emprego na região do Outaouais

>> 4 de dezembro de 2010

Em Gatineau existem várias organizações que prestam suporte gratuito àqueles que estão em busca de um emprego, sejam imigrantes ou não. Este suporte pode vir em forma de treinamento, consultoria, cursos de idiomas, ajuda na preparação do currículo, estágios e por aí vai. Percebam que, mesmo que o trabalhador já tenha um dossier aberto no Emploi Québec, não há impedimento em buscar auxílio em outros lugares, basta escolher a organização que tenha o programa mais adequado ao seu perfil. Aí vai uma relação dos principais órgãos aqui da região:

  • SITO - Service Intégration Travail Outaouais: é uma das principais por aqui, e tem uma boa variedade de programas, inclusive de estágios remunerados com possibilidade de contratação. Quando fiz uma visita com a turma da francisação me informaram sobre um programa bem interessante que está em fase experimental e não está divulgado no site, sobre estágios no Governo Federal.
  • GEO - Guide Emploi Outaouais: esta é uma organização que ajuda o trabalhador a encontrar uma instituição que ofereça o programa mais adequado ao seu perfil. O site deles tem um questionário para indicar as melhores opções e uns links bem interessantes.
  • Carrefour Jeunesse-Emploi: outra grande organização com uma boa variedade de programas e estágios (mais curtos que os do SITO), para pessoas de 16 a 35 anos.
  • La Relance Outaouais: também tem uma boa variedade de ações e programas e o site lista inclusive algumas vagas abertas. Eles também oferecem uns encontros abertos para empregadores e trabalhadores nas primeiras terças-feiras de cada mês.
  • O'bois International: esta é uma empresa de treinamento, que simula todas as atividades e funções administrativas de uma empresa real de porte internacional, para dar aos trabalhadores experiência profissional local.
  • Option Femmes Emploi: exclusivamente para mulheres, oferece orientação para aquelas que desejam trabalhar ou abrir uma empresa.
  • AFIO - l'Association des Femmes Immigrantes de l'Otaouais: esta associação não é somente para quem procura emprego, mas ajuda as mulheres imigrantes com dificuldade de adaptação na sociedade local.

Para quem está chegando ou pensa em se mudar para a região, vale relembrar que emprego aqui em Gatineau depende muito do domínio dos DOIS IDIOMAS, francês e inglês. Em Ottawa, além do inlgês, o francês é desejável e um bom diferencial, mas do lado de cá do rio, quase todas as vagas mais especializadas pressupõem domínio das duas línguas.

5 comentários:

Anônimo 4 de dezembro de 2010 às 11:47  

Muito bom seu post, pelo que você percebe ai, em Ottawa as chances diminuem muito se o candidato a um emprego so fala inglês?

Pati 4 de dezembro de 2010 às 11:50  

Olá anônimo, não necessariamente, depende da sua profissão...

Com o pé no Canadá 6 de dezembro de 2010 às 23:40  

Adoreeei o post informativo principalmente nessa fase em q com mil duvidas e caraminholas na cabeça e adorei o blog... ja coloquei la na minha listinha de blogs p acompanhar vcs de pertinho.

Bjs, Sa

César, Valéria, Lara e Anaclara 7 de dezembro de 2010 às 01:54  

Pati,

Gostaria de ter mais informações sobre esse programa de estágios com o governo federal. Agradeceria muito a ajuda. Não sei se você tem meu e-mail: cesarjr7@gmail.com

Obrigado.

E a vida segue...

osmeza - Amamos Maple 13 de dezembro de 2010 às 13:16  

Olá Pati
Estou escrevendo também sobre emprego no Quebec, adorei seu post sobre o assunto, posso fazer um link do meu blog para o seu?
Obrigada
Bjs
http://osmeza.blogspot.com

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP