Mais sobre gravidez e maternidade

>> 13 de dezembro de 2010

Ultimamente eu só ando tendo um assunto para falar e estou lutando para não transformar esse espaço em um blog de mães, já que tudo agora tem foco na Isabella... O quartinho, as roupinhas, o clima de inverno quando ela chegar... Acho que não tem outro jeito, certo? Por aqui tudo segue bem com a gravidez e já estou no último trimestre. Estou mais lenta e pesada, mas agora que o final da gestação se aproxima estou em clima de contagem regressiva!

Como alguns assuntos relativos à maternidade funcionam de um jeito um pouco diferente por aqui, tenho feito muitas pesquisas e deixo alguns links que descobri nos últimos dias que podem ser úteis para futuras mamães ou para quem vem com filhos para cá. Ah, como de costume, as páginas costumam ter a opção para serem lidas em inglês ou francês.

  • Naître et Grandir - uma excelente fonte de informação recomendada pelos hospitais aqui sobre saúde e desenvolvimento das crianças até os 5 anos.
  • Yoopa - este é um portal da Canoe de referência para pais québécois. Os assuntos são os mais variados, tem até lista com os nomes mais populares dos bebês por aqui no lado francês. Yoopa também é revista e um canal de TV, resta pesquisar aqui na TV de casa para ver se é bom!
  • ACPEO / Berso - o assunto creche (garderies) aqui no Québec é bem delicado, já que as filas de espera são longas e a qualidade do serviço nem sempre é das melhores. Esta é a página do governo para cadastrar as crianças (que já nasceram) e saber mais sobre os locais disponíveis.
  • Devenir Parent - página do governo com todas as informações sobre documentação do bebê, auxílios sociais, licenças, adoção e direitos e deveres dos pais e crianças.
  • Savvy Mom - boas dicas e soluções para a realidade canadense em assuntos como compras, alimentação, saúde, lazer, finanças e sustentabilidade.
  • Movies for Mommies -  quem mora nas províncias de Ontario, Quebec, British Columbia, Saskatchewan e Alberta tem a opção de poder desfrutar de uma sessão semanal de cinema em um ambiente totalmente baby-friendly, algo semelhante ao Cine Materna no Brasil. Eu vou querer experimentar!
  • La Leche League Canada - presente em várias partes do mundo, aqui a função da Leche League é oferecer todo o suporte necessário para mães que querem amamentar, com aconselhamento, técnicas e até visitas gratuitas de consultoras em lactação. Aqui para a região do Québec.
  • Naissance-Renaissance Outaouais - este é só para quem mora em Gatineau e região. O serviço é oferecer apoio, não só em aleitamento, mas em acompanhamento durante a gravidez e trabalho de parto. Durante as reuniões semanais, além de trocar experiências com outras mães, há um espaço para pesar e medir os bebês, sob a supervisão de uma madrinha de amamentação. Quem me passou essa dica foi a Carol do Nelson, e achei bem útil já que as visitas ao pediatra são bimestrais.

7 comentários:

Anônimo 13 de dezembro de 2010 às 15:15  

Nossa quanta coisa útil! Vale a pena salvar o post para futuras pesquisas.
Tudo de bom para vc e a Isabella!
=)

Fernanda 13 de dezembro de 2010 às 21:50  

Como de costume, ótimo post, com muitas informações úteis!!

Adorei a lista de nomes mais populares do lado francês. Já tinha pesquisado os mais comuns na França, mas com a grande quantidade de imigrantes africanos, os nomes mais populares são os relacionados a cultura desses imigrantes.

Fiquei feliz em saber que o nome que "escolhemos" (que dizer, que o Miguel escolheu para o irmão) está em 23º lugar: Nicolas.

E logo a Isabella está por ai!

Bjs
Fernanda

Camila 13 de dezembro de 2010 às 22:35  

Só pra me juntar ao coro: excelente post!

http://eoutrascoisinhas.blogspot.com/ 13 de dezembro de 2010 às 23:53  

Oi quiriiida!! Meu blog tá meio abandonadinhu...mas agradeço sua visita lá!! To um pouco sumida por causa da correria, mas qdo dá apareço por aqui!! Que legal o post do multiculturalismo, quero ler tuuudo!! Ah, Pati, c/ certeza vc tem que falar muito sobre a maternidade né, vc tá num momento muito especial! Tem que curtir cada dia, e vc tem dado ótimas dicas para as futuras mamães!!! Bjok!!
Neila

Anônimo 14 de dezembro de 2010 às 10:39  

Oi Pati! Apareça sempre lá no forzenburguers. É um prazer ajudar! Qual é o nome da sua York? Fique meio preocupada com uma coisa que você disse. Mesmo em casa sua pequena sente frio. Que coisa! Então mesmo com aquecimento temos que estar preparados....
Olha, eu to pensando em uma maneira de produzir as botas do Tobias antes de ir... Só não sei se estarei com o melhor material disponível aqui no Brasil. Eu já fiz um teste com meias e um prendedor elástico de lençóis antigos (o prendedor funciona como um suspensório). Quando eu vesti o Binho ele andou como se estivesse com as patas engessadas, tadinho. Mas logo acostumou e já tava brincando sem problemas.
Se der certo te falo.
Vou ler seu blog! Você será mamãe! Que legal!
Abraços!
Viviane

Lupatinadora 16 de dezembro de 2010 às 19:52  

Não é por nada não, mas acho que o inverno já chegou :-)

Anônimo 22 de janeiro de 2011 às 08:51  

Oi Pati!
Maravilhoso post, tudo que eu precisava saber e me sentir mais segura para ter o filho no Quebec!
Muitos bjos e obrigada por tudo!
Valéria Cordeiro
http://quebecanos.blogspot.com

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP