Fim de ano...

>> 30 de dezembro de 2010


Hoje é o penúltimo dia do ano e, assim como 2009, este também foi um ano e tanto: intenso, cheio de novidades e acontecimentos. Avaliando o que passou vejo que cresci bastante e parece que saímos do Brasil há muito tempo. Aí vai uma retrospectiva dos fatos mais marcantes:

- Meu pai tem Alzheimer e em janeiro a situação de saúde piorou dele bastante com o diagnóstico de um AVC hemorrágico. Ele passou por uma cirurgia de emergência e depois teve mais de um mês de UTI e mais outro de internação. Depois dessa ele ainda precisou ser internado várias vezes ao longo do ano por conta de complicações de saúde. Hoje ele está estável, em casa, em um esquema de internação domiciliar. A despedida foi muito difícil em parte porque sei que o tempo dele está acabando (e o de todos nós também não está?) e também porque resta muito pouco do grande homem que ele é. Estando aqui no Canadá ainda não estou totalmente resolvida com essa história.

- Também foi em janeiro que o Flávio conseguiu um emprego em uma pequena empresa canadense, com um contrato de consultoria, recebendo por hora. Ele ficou levando os dois empregos até quando deu e em março optou por pedir demissão no Brasil e ficar só com o emprego daqui.

- Os primeiros meses do ano foram dedicados aos planejamentos finais para a mudança. Ainda não tínhamos recebido o pedido de exames médicos que marca o fim do processo de imigração, mas contávamos que poderiam chegar a qualquer hora. No último dia de maio eles finalmente chegaram e mais que rapidamente fizemos nossas consultas, que coincidentemente já estavam marcadas, e tudo foi enviado para o consulado em São Paulo. Nessa época eu também saí do meu emprego e para mim foi o fim de uma era.

- Em junho, no clima de pré-mudança e em ritmo de garage sale, descobri a melhor surpresa do mundo. Estava grávida! Era possível?! Como? Bem, como eu sei, mas vamos deixar as piadinhas de lado nessa hora... Foi uma mistura de sensações. Eu fiquei imensamente feliz, mas não sabia ao certo como ia ser. Estávamos quase nos mudando e eu tinha pensado em engravidar aqui, depois que já estivesse trabalhando e com tudo bem estabilizado. Bem, Deus tem o tempo certo para todas as coisas e esse foi o melhor presente que o ano de 2010 me trouxe. Entendi que este tempo é o tempo da maternidade e o tempo de trabalhar vai ser em 2011, com a Isabella um pouquinho maior.

- Passamos os últimos dias de Brasil na casa da minha sogra e apesar de todo o carinho e cuidado que recebemos lá, eu tinha tanto sono, enjoava tanto e vomitava tanto que tudo foi meio nebuloso. Ainda tínhamos várias pendências para serem resolvidas antes da viagem e eu ia tentando correr com tudo do jeito que dava. Foi uma época de aprender que não dou conta de tudo e mesmo não conseguindo, no fim as coisas acabam funcionando!

- No dia 23 de julho, depois de um grande susto, embarcamos. Chegamos em Gatineau no meio do verão e fiquei impressionada com a beleza de várias partes da cidade. Nos identificamos muito com Ottawa também e passamos as primeiras semanas resolvendo as pendências de imigrantes recém-chegados. Aí foi a fase da gravidez em que eu mais me senti mal e literalmente adubei todos os canteiros por onde passamos... Já era íntima de todos os banheiros e não aguentava mais tanto enjôo e vômitos. Bem, só foi passar lá pelos cinco meses, fazer o quê?

- Em agosto nos mudamos para o nosso apartamento e entrei no curso três da francisação, que é o curso de francês oferecido pelo MICC para imigrantes. Foi uma ótima experiência e foi nessa época que meus ouvidos se abriram e se adaptaram ao sotaque québécois. Não digo que esteja tão bem em francês quanto em inglês, mas isso ainda vem com o tempo.

- Em outubro recebemos a visita das avós da Bebella e vimos a neve pela primeira vez. Foi a época em que mais passeamos por aqui e descobrimos muitas coisas legais na cidade. Também fomos para Niagara Falls e Niagara on the Lake e gostamos tanto que queremos voltar para ficar mais tempo da próxima vez.

- Em novembro fizemos a prova prática para carteira de motorista e fomos reprovados! Foi muito chato e passamos o mês bem limitados, sem sair muito e com uma sensação desagradável de estarmos em uma situação irregular. A carteira veio de presente para os dois em dezembro e agora voltamos a passear por aí.

- Minha irmã e meu sobrinho vieram passar o natal conosco e apesar do pouquinho tempo que ficaram, acho que conseguimos aproveitar bastante, mesmo com o meu barrigão. Já estou me aproximando do final da gestação e o clima agora é de ansiedade. O quarto da Isabella está praticamente pronto e minha mãe e minha sogra voltam no final de janeiro para esperarmos pela chegada da mais nova gatinoise do pedaço!

Que venha 2011! Deixo aqui meus votos de um Feliz Ano Novo a todos!

9 comentários:

Marlon Guerios 30 de dezembro de 2010 às 16:12  

Olá, legal ver que apesar de tantas coisas que acontecem em paralelo, umas boas e outras nem tanto, no fim das contas, tudo vai se ajeitando. Nosso processo também terminou em 2010 e em Abril de 2011 estamos de mudança para Ottawa, quem sabe não nos vemos por aí. De qualquer forma, desejo muitas felicidades!

Marlon

Pati 30 de dezembro de 2010 às 16:19  

Olá Marlon Obrigada! Quando chegarem avisem, de repente marcamos alguma coisa!
Felicidades para vocês,
Pati

Anônimo 30 de dezembro de 2010 às 21:48  

Seria demais pedir uma foto da linda Isabella, ups barriga?!!!
Peço isso pq acompanho tantas pessoas que estão em diversos momentos dessa aventura planejada que é a imigração, que me sinto tão próxima acompanhando cada momento... enfim.
Se puder deixar uma foto registrando esse momento mágico, vou ficar muito feliz e me sentindo um cadinho mais próxima de suas vidas.
Que vcs tenham sua princesa da forma que Deus quer, ou seja, de forma tranquila e mágica que é esse momento do casal.
Abçs e um ótimo 2011 que está batendo em nossas portas.
Silvania.

Sil 30 de dezembro de 2010 às 23:15  

quantas coisas em 1 só ano.... vc falou que o pedido de exame é a reta final.... isso me deu um "chacoalhão"... estou nessa fase e até agora estava bem calma... vou começar a me organizar melhor... desejo muitas alegrias neste novo ano, ainda mais com a chegada da filhota e um parto muito tranquilo.. bjos bjos

Pati 1 de janeiro de 2011 às 12:54  

Olá Silvania, coloquei uma foto em novembro, aqui: http://patitando.blogspot.com/2010/11/de-volta.html
Quando a gestação estiver no finalzinho coloco mais alguma... Feliz ano novo para você!
---
Sil,
Acho que quando mais planejamento, melhor para adiantar a vida depois da chegada por aqui. Essa fase de espera pelos exames é meio angustiante, mas aproveite para pesquisar bastante e já ir adiantando o planejamento da chegada!
Um abraço e feliz 2011!!
Pati

Paola 2 de janeiro de 2011 às 08:48  

Oi Pati! andei sumida ...
adorei seu post, uma retrospectiva tao positiva ... adorei ler e me deu uma injecao de fe e animo. obrigada. e sempre um grande prazer ler seus posts. que lindo nome isabella ... quase chamei a minha segunda filha assim tb, mas no final foi gabriela mesmo. mas acho o nome lindo e se pintar uma outra gatinha aqui na familia o nome ja esta na lista dos candidatos. imagino que o quartinho da sua princesa tenha ficado muito lindo e fofo, bem a sua cara ... que deus os abencoe muito e que seu parto seja rapido e tranquilo. super beijos e feliz 2011!

Lupatinadora 2 de janeiro de 2011 às 15:55  

Realmente 2010 foi um ano de muitas emoções!

Feliz 2011 pra vocês 4!!!

Fernanda 3 de janeiro de 2011 às 18:36  

Oi Pati, o quartinho da Bella tá lindíssimo!

Lendo que você pretende trabalhar em 2011, lembrei de algo que pode dar certo. Pretendo abrir uma garderie, quem sabe a Bella não se torne a primeira cliente? rs.

Vai depender de como meu processo rola... Mas graduada já posso dizer que sou!!


Bjs
Fernanda

Jhon 9 de janeiro de 2011 às 21:59  

Niagara on the lake é linda, não é? Mew, amei aquela cidadezinha....

Seu ano foi bem especial, e 2011 será melhor ainda!

bjao

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP