Fim da francisação

>> 2 de novembro de 2010

Na semana passada chegaram ao fim minhas aulas na francisação. Como já caí no curso três, este era o último nível de curso em tempo total oferecido pelo MICC gratuitamente para imigrantes. Para os que desejarem ainda é possível continuar na Francisation en Ligne (curso à distância). Os professores comentaram que a partir de agora o MICC também deve oferecer um curso escrito e um de conversação em tempo parcial (já que essas opções em tempo total foram canceladas no ano passado se não me engano). Além disso é possível procurar outras opções (pagas), como os cursos da UQO, ou de associações de apoio a imigrantes. O Emploi Québec pode pagar ou financiar parte desses cursos dependendo do perfil de cada um. No meu caso, com a gravidez se adiantando eu devo continuar nas aulas online até o nascimento da pequena.

Para imigrantes que estão por chegar, é importante dizer que os três módulos da francisação não te garantem um francês fluente, e pelo que vi, a qualidade do curso está diretamente ligada à qualidade do professor. Mas na minha avaliação o curso ajuda bastante na compreensão do francês québécois e da realidade local, e o MICC ainda oferece uma ajuda de custo, atualmente no valor de 437$  por mês.

Conforme me explicou um dos professores, no final do terceiro módulo, é esperado que o aluno alcance um certo nível do domínio do idioma:
- Interação oral: de 1 a 12 é esperado um nível 8, o que significa autonomia na comunicação.
- Produção escrita: de 1 a 12 espera-se um nível 6, em que a pessoa é capaz de descrever, contar um fato e resumir uma situação em um texto com estrutura e organização.
- Compreensão escrita: de 1 a 12 espera-se um nível 7, que significa que o aluno é capaz de ler jornais e alguns textos literários.

Deu para perceber que o curso foca mais naquilo que o imigrante mais precisa inicialmente que é a comunicação oral. Claro que depois de três meses aqui nos comunicamos com muito mais tranquilidade, mas para mim falar bem e escrever mais ou menos não é suficiente. É por isso que mais para frente eu quero fazer um curso de francês escrito.

Bem, mais uma etapa cumprida... Vou sentir saudade da turminha do curso e dos professores, mas agora é hora de outros desafios!

6 comentários:

Fernanda 2 de novembro de 2010 às 20:56  

Oi Pati,
como vai a mocinha?
Sempre fico feliz em saber das noticias.
Penso como você, não dá pra falar bem e escrever meia-boca. Ainda mais morando no país. Vou tentar estudar o maximo que der antes de chegar ai. Se eu tiver tempo...

Bjs
Fernanda

Jhon 2 de novembro de 2010 às 22:05  

Nossa, já terminou a francisação? Realmente o tempo passa rápido, não é mesmo? Desde que você chegou aí, olha quantas coisas já aconteceram...

Espero que vocês 3 estejam muito bem. Sei que vc não coloca fotos de vcs no blog, mas vc poderia colocar da barriga pra vermos o tamanho que já está, né?

bjao.

Bea 2 de novembro de 2010 às 23:45  

Parabéns!! :D

O meu tb terminou agora... fiquei triste, queria poder estudar mais. Mas agora é correr atrás dos próximos passos!!

Bjos

Carol 3 de novembro de 2010 às 21:35  

Oi Pat, parabéns pela finalização do curso, mas concordo com vc que somente saber falar bem não garante uma boa comunicação. BJs

César, Valéria, Lara e Anaclara 4 de novembro de 2010 às 02:39  

Minha amiga Pati, que bom ver que mais uma etapa foi vencida. Que os sucessos continuem.

E a vida segue...

searacanada 9 de novembro de 2010 às 15:16  

Parabéns!! Mais uma etapa vencida!

Depois de um longo recesso, estamos voltando a escrever no nosso blog e a acompanhar os blogs que gostamos.

Abraço.
Jean e Tissyana
http://searacanada.blogspot.com/

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP