Guia de Appliances - Paulistanos numa Fria (Parte IV)

>> 6 de setembro de 2010

Este é o penúltimo post da série de guia de eletrodomésticos que a Ju gentilmente cedeu para publicar aqui. Neste, do dia 23 de abril o assunto é lava-louças. Para entender melhor o que é essa série de posts, vale a pena dar uma olhada aqui.

"Ok. Voltando com o infinito guia de appliances que eu vou tentar acabar antes de começar a trabalhar senão acho que não acabo mais. Hoje o assunto é geladeira. Existem 4 tipos diferentes: French Doors (aquele que possui duas portas para a geladeira e uma porta ou gaveta embaixo para o freezer), Side by Side (o freezer fica ao lado da geladeira, possui 2 portas), Bottom Mount Freezers (O freezer fica na parte de baixo da geladeira) e o mais comum no Brasil: Top Mount Freezer(aquele que tem o freezer na parte de cima). A diferença entre os modelos geralmente está na localização do freezer e nos tamanhos, que aliás são os mais variados. Ao contrário do fogão e da lava-louças que possuem tamanhos padrão para todas as marcas a geladeira vai ao infinito, tamanha é a diferença, aliás esse é o maior motivo de devolução de geladeiras, o sujeito chega na loja sem saber as medidas direito, acha que vai caber compra, vê que não cabe e devolve. Se você tem interesse em comprar algo open box essa é uma vantagem pra vc, pois geladeira open box é coisa que não falta em nenhuma loja, mas vale a pena examinar bem pra ver se não tem riscos ou marcas que ficarão a vista, coisa bem comum tb, afinal transportar geladeira é algo meio complicado e como a maioria fica bastante tempo "esquecida" na loja está sujeita a acidentes já que esta é constantemente mudada de posição.
PSP: é recomendável para todo os modelos, principalmente para aquelas que tem o controle de temperatura digital. Aliás mesmo o controle de temperatura analógico quebra que é uma beleza. Agora, se você pensa em comprar uma geladeira que tem filtro de água, daqueles que também fazem gelo e que você pega na porta da geladeira com ela fechada, é praticamente loucura não pagar pelo PSP, esse é o tipo de geladeira que mais dá problema, aliás acho que eu já comentei aqui que todos os eletrodomésticos que envolvem água tem mais problemas, né? Isso vale também para as geladeiras.
Marcas: Samsumg e KitchenAid são as marcas que possuem melhor qualidade e durabilidade. LG, Whirlpool e Frigidaire as duas últimas pertencem a Electrolux, mas dificilmente vc vai achar algo com essa marca, a Electrolux é dona de várias marcas, incluindo a Inglis que é a marca mais barata, porém você paga pelo o quê leva, um produto simples sem grandes tecnologias, porém de qualidade razoável. Ah, quase me esqueci, a LG tem uma fama bem ruim quando o assunto é geladeiras, o que gerou a má fama foi um único caso de uma geladeira que pegou fogo 7 anos atrás por um defeito de fábrica, a LG possui uma linha de geladeiras bem bacanas, mas se você pensa em comprar uma LG e não quer de jeito nenhum comprar o PSP é bom reconsiderar, dos muitos casos em que o cliente pagou pelo PSP e teve direito a um produto novo a grande maioria era da LG. Eu diria que são poucos os casos de problema com produtos LG, porém, quando isso acontece uma vez em 90% dos casos acontece a segunda e a terceira vez, até o cliente conseguir um eletrodoméstico novo, e esses cliente nunca pegam LG de novo. Ge é considerada a marca que vem atrás de todas as outras quando o assunto é geladeira. Mais uma vez fuja da marca Rooper!

Gasto com energia: A geladeira é o eletrodoméstico que mais gasta energia pois precisa estar ligada 24 horas por dia, então fique de olho no energy rate antes mesmo de comprar. É possível ver qual será o seu gasto anual com a geladeira, a maioria das lojas deixa o energy rate bem evidente, mas se não tiver, peça para o vendedor checar. Não existe um modelo específico que gaste mais ou menos energia, em geral as geladeiras maiores consomem mais energia por motivos óbvios.

Vamos aos modelos e aos prós e contras.

French Door
Prós
- É o modelo considerado mais moderno e o preferido daqueles que primam pelo design.
- Geralmente é o modelo que possui mais espaço para a parte da geladeira
- Se você usa mais a parte da geladeira do que a parte do freezer os alimentos ficarão mais a mão, vc não vai precisar abaixar pra pegar a salada lá na última gaveta por exemplo.
- Muitos modelos possuem opções de mudança de pratileiras e até mesmo pratileiras retráteis.
- O Freezer geralmente é maior que nos modelos Bottom Mount Freezer
- Pelo fato de ter duas portas que são mais curtas é indicado para cozinhas pequenas
- Recomendada para casais com filhos que precisem de espaço extra na parte da geladeira.

Contras
- O freezer na parte de baixo quando é de gaveta, algumas vezes possuem só grades e muitas gavetas são "vazadas", como consequência disso quase sempre quando vc abre acaba caindo um pouco de gelo no chão.
- Quando o Freezer possui porta no lugar de gavetas dificilmente consegue acomodar bem os alimentos.
- É o modelo mais caro.
- É um pouco mais largo, por isso se a cozinha for um pouco mais velha dificilmente conseguirá acomodar esse modelo.
Side by Side
Prós
- É o modelo que possui maior espaço para o Freezer, portanto ideal para quem compra congelados ou gosta de congelar alimentos.
- Possui portas menores, por isso também é recomendado para cozinhas mais apertadas.

Contras
- Possui menos espaço para a parte da geladeira, tendo prateleiras apertadas, muitas não conseguem acomodar por exemplo uma caixa de pizza.
- Apesar de o espaço do freezer ser maior que em certos modelos, pode haver certa dificuldade para acomodar alguns alimentos por não ser tão largo.

Bottom-Mount
- É parecido com o modelo mais comum no Brasil, a única diferença é que o freezer fica na parte de baixo. A desvantagem é a mesma do French Door, se o freezer tiver gaveta de grades ou vazado vai acabar caindo gelo no chão. Fora isso é praticamente a mesma coisa que o nosso velho conhecido. É considerado com espaço mais limitado que os modelos acima, e por causa disso as vezes não é recomendado para famílias grandes.

Top Mount
- Nosso velho conhecido. A única desvantagem é o tamanho que nem sempre é ideal para famílias grandes. Dentre todos os modelos é o mais barato.
Bom gente, acho que é isso, o mais importante no caso das geladeiras é medir não só altura, mas também largura e profundidade e estar atento para o consumo de energia. E se escolher um modelo com filtro de água lembre-se que é preciso ter uma linha de água para conectar a geladeira, e nesse caso é altamente recomendável que vc pague um pouco a mais pelo PSP.

Abraços,
Ju"

0 comentários:

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP