Guia de Appliances - Paulistanos numa Fria (Parte III)

>> 5 de setembro de 2010

Mais um post para a série do guia de eletrodomésticos que tinha sido publicado pela Ju, do antigo blog Paulistanos numa Fria. Neste, do dia 7 de abril de 2009 ela fala sobre o fogão. Não entendeu? Dê uma olhada aqui.

"Voltando ao infinito guia de appliances:
- Quanto ao microondas eu esqueci de falar da importância do PSP, então vamos lá: para microondas pequenos acho que não vale a pena pois o valor acaba sendo muito alto, porém para os OTR (Over the Range) que possuem um valor mais elevado é bom considerar melhor. Microondas não costuma quebrar muito, mas nunca se sabe. Diria que o grau de necessidade de PSP é baixo.

Fogão
Basicamente existem 3 tipos de fogão o mais comum é o com coil, depois vem o smoth top e o tradicional a gás que nós conhecemos e que está ganhando vários adeptos por aqui pois os fogões elétricos consomem energia absurdamente, mesmo não estando ligados 24 horas por dia, tem fogão elétrico que gasta mais energia que geladeira. Ter um fogão a gas faz muita diferença na hora de pagar as utilities, mas para isso vc precisa ter a saída de gas disponível na cozinha, algo que é raro por aqui, porém em construções novas já está aparecendo com mais frequência. Mas vamos as vantagens e desvantagens de cada modelo:

Coil -É o clássico encontrado por quem aluga apartamento ou casa, pelo simples fato de ser o modelo mais barato e que menos dá problema.

Prós
- É o tipo mais barato
- A manutenção é tão simples que em 90% dos casos vc mesmo resolve o problema
- Comparado com o Smoth Top tem a durabilidade bem maior.
- Você pode usar qualquer panela ou frigideira sem problemas
- Ideal para quem cozinha pouco

Contras
- Comparado com os outros modelos é o que demora mais para esquentar.
- O forno é bem ruim de limpar devido aos elemento visíveis, mas esse tb é um problema de alguns modelos smoth top que não são auto-limpantes, mas existem opções auto limpantes que acabam com esse problema.
- Para quem cozinha muito, faz bolos e tortas é o modelo menos ideal, a não ser que vc encontrem algum modelo que tenha "convection" (não sei o nome em português, na verdade são as ventuinhas que fazem o ar quente circular pelo forno), o que é um pouco raro de encontrar.
- É o modelo menos moderno e considerado feio por muita gente.

Dicas
- Quanto mais voltas a "coil" tem (aquele caracolzinho de metal no topo do fogão), mais rápido o fogão irá esquentar.
- Para quem tem crianças pequenas e quer ter um fogão auto-limpante é bom escolher um com trava automática, as travas manuais são facilmente abertas e você não vai querer seu filho abrindo um forno enquanto ele está no modo auto-limpante.
- Para quem não sabe, eu não sabia, o forno auto-limpante funciona assim: ele se superaquece de tal maneira que qualquer respingo ou resíduo que tenha espirrado dentro do forno é incinerado e vira pó. O processo demora aproximadamente 4 horas e consome muita, muita energia.

Marcas
As melhores marcas para esse modelo de fogão são Whirlpool, Frigidaire e GE. Fuja da marca Rooper.

PSP
A necessidade de PSP nesse caso é baixa, já que dificilmente esse modelo tem problemas.

Smoth Top - é o modelo mais chique e o sonho de toda dona de casa, pena que muitas vezes vira pesadelo.

Prós
- Possui modelos modernos com diversas opções e facilidades
- É fácil de limpar (quando novo)
- Muitos possuem gavetas com aquecimento para que ninguém precise comer comida fria
- Opções de comando digital
- Aquece mais rápido que o modelo de coil
- Alguns modelos possuem elementos expandíveis, ou seja, dependendo do tamanho da panela vc pode aumentar ou diminuir a área a ser aquecida economizando energia.

Contras
- É bem mais caro que o modelo coil, chegando facilmente ao dobro do preço.
- Dá muito problema, e não é fácil de resolver, tem que chamar o técnico. O de coil, na maioria das vezes é só trocar o elemento (caracol) que é vendido em qualquer lugar e vc mesmo coloca no lugar, como nesse caso os elementos ficam por baixo da superfície, só chamando técnico.
- É preciso usar panelas especiais para esse tipo de fogão, que são bem carinhas por sinal, e mesmo assim a superfície vai acabar arranhada.
- Se vc espera ter um fogão bonito, esqueça. Mesmo com todo cuidado do mundo ele risca muito fácil, tem gente que devolve com um mês de uso pq já ficou todo riscado e feio, e depois que isso acontece a sujeira fica presa nos riscos, e não existe nada que tire de lá. Esse é sem dúvida um dos eletrodomésticos mais devolvidos justamente por isso. Tive uma cliente que teve um desses por 5 meses, ela doou e comprou um de coil pq disse que não aguentava mais esfregar tanto e não conseguir limpar, falou que o fogão estava tão feio que estragava a cozinha. E isso não é questão de marca ou material, acontece com todos de superfície lisa e preta.
- Se vc cozinha muito e gosta de utilizar frigideiras, esse não é o melhor modelo para vc.

Dicas
- Veja a posição e tamanho dos elementos, se lembre da hora em que vc cozinha se utiliza panelas maiores ou menores.
- Existem muitos modelos "convection" que são mais caros, se vc prepara poucas coisas no forno ou quase não cozinha, convection é dispensável.
- Veja sempre o gasto de energia de cada modelo, algumas vezes a diferença é gritante.
- Alguns modelos da Samsung possuem além da função auto-limpante normal, uma auto limpante com vapor. Funciona assim: vc despeja um copo de água dentro do forno e aperta a função "steam clean", o forno se aquece o suficiente para evaporar a água que acaba tornando a remoção de sujeira bem mais fácil e consome bem menos energia.
- Muitos vendedores gostam de ressaltar apenas as qualidades desses modelos (afinal quanto mais caro melhor a comissão) e omitem o fato de que a superfície não vai ser a mesma depois de algum tempo de uso. Realmente, existem muitas vantagens, porém se estética é importante para vc evite esse modelo.

Marcas
Samsung é a que possui mais opções e os modelos mais versáteis e tem boa durabilidade. LG tb tem modelos bons, mas tem tendência de ter mais problemas, tem gente que ama e tem gente que odeia. KitchenAid é top, consequentemente mais cara, e é a única marca que coloca os botões para ligar o fogão na frente do fogão e não na parte de trás, portanto vc não precisa passar seu braço por cima de uma panela de água fervendo para abaixar a temperatura, e acredito que seja a de melhor qualidade. Whirlpool e Frigidaire também são boas marcas para esse tipo de fogão.
PSP
Extremamente recomendável.

Gas Range - É o nosso velho conhecido do Brasil. Os canadenses estão descobrindo esse modelo agora e tem muita gente renovando a casa para ter um fogão a gas. O modelo de 6 bocas não é muito comum por aqui, a maioria tem 4 ou 5.
Prós
- Nada aquece algo mais rápido que o fogo em si.
- A economia na conta de luz é absurda, os folhetos promocionais diziam que era possível economizar até Ca$1600.00 anuais nas utilities de quem usa o fogão em média 45 minutos por dia comparado aos modelos elétricos. Ou seja, mesmo sendo o modelo mais caro ele "se paga" em menos de um ano devido a economia na conta de luz. Nisso está incluso o custo para que o técnico especializado coloque o fornecimento de gas para o fogão. Acaba sendo um investimento.
- Controlar a temperatura é muito mais fácil que nos fogões elétricos, quando vc precisa "abaixar o fogo" principalmente, se algo ferve e começa a espumar, no fogão elétrico vc precisa muitas vezes mover a panela, no fogão a gas é só "abaixar"o fogo.
- Principalmente pra gente acostumado com fogão a gas a vida inteira é muito mais fácil de cozinhar. E cá entre nós, acho que a comida fica até mais gostosa no fogão a gas, e não sou a única a dizer.
- Quando a energia acaba você pode continuar cozinhando normalmente, no elétrico se vc está assando um bolo e a energia acaba por muito tempo, já era.
- O fogo ajuda a reter a humidade natural dos alimentos, por isso assados no forno a gas tendem a ficar mais suculentos, enquanto no forno elétrico fica mais ressecado.
- É a melhor opção para quem adora cozinhar, pq vcs acham que nenhum chefe de restaurante possui fogão elétrico?

Contras
- A maioria das casas não está equipada para ter um fogão a gás
- A renovação para que a casa passe a ter fogão a gas precisa de um técnico especializado e em alguns raros casos é impossível de ser feito sem que a cozinha seja reformada.
- É o modelo mais caro
- Existem poucos modelos disponíveis
- Maior perigo de incêndio (isso era frisado pelos vendedores, mas com 26 anos morando no Brasil nunca tive nenhum conhecido que teve a cozinha incendiada por causa do fogão, pelo contrário a cozinha lá de casa pegou fogo por causa de um curto na torneira elétrica, mas enfim, como o pessoal não usa muito esse tipo de fogão é bem capaz que vc escute isso de um vendedor).

Dicas
- Antes de optar por esse modelo veja os custo que vc teria para ter o fornecimento de gas para o fogão. Na maior parte dos casos é simples e não sai tão caro, mas depende muito do tipo de residência.

- Antes de optar por um modelo visite várias lojas, a maioria tem poucos modelos expostos, andando mais vc consegue ver melhor os modelos.

- Existe um modelo da Frigidaire que é muito bacana, tem 4 bocas e no meio tem uma grande chapa, dá pra fazer grelhados e até um pão na chapa com manteiga.

Marcas
KitchenAid, Frigidaire, Whirlpool e GE são as marcas que fabricam fogão a gas a mais tempo por aqui, não tem muita diferença entre as marcas a não ser o design, todas possuem qualidade similar.

PSP
Recomendável. Não pelo fato do fogão a gas quebrar fácil, não é isso, mas sim pelo fato de que se algo der errado são poucos os técnicos que sabem lidar com esse tipo de fogão, consequentemente o conserto pode acabar saindo mais caro que o valor do PSP.

Para concluir todos os modelos tem suas vantagens e desvantagens, por isso é sempre bom ler reviews antes de optar por qualquer tipo de eletrodoméstico. Não existe melhor ou pior modelo, tudo depende do seu estilo de vida. Se vc cozinha pouco e não faz muita coisa no forno um coil está de bom tamanho, se vc tb cozinha pouco e tem preferência pelo design o smoth top é uma opção, só tenha consciência de que ele não será brilhante e lisinho por muito tempo mesmo que vc tenha cuidado. Agora se vc tem um lado gourmet, cozinha bastante e quer economizar nas utilities a sua melhor opção é o gas range.

E vou ficando por aqui! Hoje escrevi sobre fogão pq a Jeanne fez uma pergunta que eu acabei não respondendo, mas a série ainda vai longe....quem tiver alguma dúvida é só deixar comentário que eu respondo no próximo post.

Abraços,

Ju"

5 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara 6 de setembro de 2010 às 00:58  

Valeu mesmo Pati por trazer esses posts de volta.

E a vida segue...

Anônimo 6 de setembro de 2010 às 10:02  

Eu me senti roubado com a compra de garantias extendidas "PSP" eu so comprarei for no maximo 5% do preço do produto e por dois anos pelo menos. Uma vez comprei uma impressoara enquiçou depois de dois anos, quem falou que consigo fazer valer a garantia PSP?

Eu sei que o vendedor que nao vende garantias extendidas é mandado embora. Uma vez o vendedor estava insistindo para que eu comprasse uma grantia extendida e mesmo quando eu faleu que nao ia comprar ele falou eu no posso te vender sem garantia, eu tive que começar a falar alto na loja para outros clientes ouvirem que eu me sentia constrangido e pressionado para comprar um produto, a garantia que eu nao queria, e que isso era ilegal. Ele chamou o chefe dele que me deixou comprar sem a garantia extendida.

Silvestre_

Ju - Paulistanos numa fria 6 de setembro de 2010 às 12:18  

Nossa Silvestre...nunca tinha ouvido falar nisso...mas enfim, cada gerente tem suas regras...achei bizarro...primeiro pq acompanhei mais de 5 trocas de produtos que ainda estavam no período do Psp e que tinham quebrado mais de 3 vezes...isso com geladeira e máquina de lavar roupa, e em todos os casos os eletrodomésticos tinha valor maior do que o que foi comprado anteriormente. Quanto ao fato de que vendedor que não vende PSP é mandado embora, isso não é verdade. Existe sim uma tabela de cada vendedor mostrando qual a porcentagem de PSP vendido, e se o seu número é menor que 10% é preciso passar por um treinamento longo e chato pra saber mostrar melhor como funciona o PSP para o cliente já que a média comum dos vendedores é por volta de 35% de vendas de PSP com qualquer produto.
O vendedor que te atendeu devia estar desesperado pela comissão ou então não queria fazer o tal curso, isso sim, e deve ter tomado um belo esporro do gerente. Bom de qualquer maneira, a compra do PSP é sempre opcional e pessoal, mas é uma loteria, vc pode pagar e não precisar nunca e pode não pagar e precisar assim que 1 ano de garantia de fábrica acaba. Bom, eu não trabalho mais no Future Shop e nem pretendo trabalhar mais lá, vendedora de fato não é minha vocação, mas pelo tempo que passei lá pude ver quanto clientes apareceram na loja e receberam produtos novos pq o antigo tinha quebrado mais de 3 vezes...e por isso sempre que comprar qualquer eletrodoméstico de valor por aqui vou sim comprar o PSP pq pelo que acompanhei vale sim muito a pena. Mas repito: é uma loteria, talvez vc pague por algo que nunca vai precisar usar.

Marden Bastos 7 de setembro de 2010 às 01:44  

Adorei o post Pati. Parabéns à Ju pela riqueza de detalhes.Isto é uma ajuda e tanto na hora de comprar.

Pati 8 de setembro de 2010 às 20:36  

Oi Silvestre, eu acho que no caso da garantia estendida é preciso pesquisar os preços. Na semana passada eu li uma reportagem falando do quanto o preço variava de uma loja para a outra. Também acho que, como disse a Ju, para alguns eletrodomésticos vale a pena aderir, mas para outros nem tanto, como no caso do microondas.

Uma lástima o que aconteceu com vc na loja, espero que tenha sido uma exceção!

Abraço,
Pati

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP