Guia de Appliances - Paulistanos numa Fria (Parte I)

>> 3 de setembro de 2010

Há algum tempo atrás, a Ju, do antigo blog Paulistanos numa Fria, publicou uma série de cinco posts com informações sobre a compra de eletrodomésticos no Canadá. Ela trabalhou na Future Shop em Ottawa exatamente nessa área e os posts dela me foram muito úteis para resolver a saga da nossa geladeira. Bem, por razões pessoais o blog dela não existe mais, mas ela me autorizou a colocar os textos dela aqui. Então, a partir de hoje vou publicar o que ela tinha escrito para que possa ser útil para outras pessoas também. Enjoy!

Esta primeira parte tinha sido publicada em 23 de março de 2009:

"Prometi que ia fazer isso quase 3 meses atrás e fui enrolando...bom demorou mas vai sair em capítulos, mas sai! Vou colocar meus conhecimentos de appliances que aprendi no Future Shop aqui, em especial para ajudar os novos amigos Adri e Diego que estão prestes a comprar uma casa por aqui! Se precisarem já tem uma consultora pessoal! =)

Vamos lá:
- Em primeiro lugar vou falar sobre o PSP (Product Service Plan), ele existe praticamente para todos eletrodomésticos e eletrônicos, no Best Buy e no Future Shop. A Sears tb possui um serviço similar. Ok. Mas o que é o tal do PSP? Por um valor a mais baseado no preço do produto você compra uma série de serviços além de uma garantia estendida por determinado tempo, os mais comuns são planos de 3,4 ou 5 anos. Muita gente acha bobeira, eu mesma achava, mas a verdade é que para o consumidor vale muito a pena (para o vendedor tb pq a comissão é boa, e falando que vc quer o PSP vc tem chances de ter mais descontos em cima do produto, mas as táticas de negociação ficam mais pra baixo), principalmente se tratando de eletrodomésticos ou algum eletrônico mais caro. A garantia da Apple por exemplo é uma das piores existentes no mercado, é cheio de pequenas restrições e arrumar qq pecinha "queimada" muitas vezes sai mais caro do que pagar o PSP, isso vale para muitos eletrodomésticos também, por uma visita de um técnico em média se desembolsa Ca$60.00, só para o técnico chegar, dar uma olhada e falar, "olha é a rebimboca da parafuseta que tá quebrada e precisa trocar", aí vai mais o custo da rebimboca da parafuseta que tem que trocar mais o serviço do técnico. Tudo em média costuma sair uns Ca$250.00 dependendo do eletrodoméstico, para o técnico fazer o serviço na sua casa é um pouco mais caro, como ninguém vai sair por aí carregando máquina de lavar roupa, já pode contar com esse custinho a mais. A vantagem do PSP é justamente esse, na maioria das vezes sai mais barato pagar pelo PSP do que pagar o conserto da primeira visita do técnico. Com o PSP, vc não desembolsa nada além da taxa na hora da compra. Quando algo quebra é só ligar para o número da assistência fornecido na hora da compra, um técnico é mandado até a sua casa (para quase todos eletrodomésticos de grande porte ou tvs acima de 32 polegadas, de resto é preciso levar o produto até um determinado local). Se o conserto demorar mais de 60 dias ou se o produto quebrar por mais de 3 vezes e precisar de grandes reparos você recebe um produto novo, de valor aproximado ao que vc comprou (muitas vezes um pouco mais caro). É mais ou menos como pagar um seguro, conforme for citando cada eletrodoméstico eu coloco se o PSP é dispensável ou não. Segundo dados do Future Shop, o produto número 1 com problemas e que mais utilizam o PSP são ccomputadores, 57% dos clientes que pagam pelo o PSP usam os serviços com computadores ou notebooks, o segundo produto que mais dá problema é a máquina de lavar roupa, 52% dos clientes que compram o PSP para máquina de lavar-roupas acabam usando. O resto da lista eu não lembro e vou ficar devendo, mas no geral eletrodomésticos que envolvem "água" quebram com maior frequência: Máquina de lavar roupa, máquina de lavar louça e até geladeira que tem filtro de água e faz gelo (do tipo que vc pega sem precisar abrir a porta, não sei como se chama no Brasil)

- Qual o melhor lugar para comprar eletrodomésticos? O melhor é comprar de qualquer loja com vendedores comissionados, comprar no Best Buy é furada por causa disso. Que diferença vai fazer o sujeito conseguir vender ou não se ele não vai ganhar nada com isso? E também tem o fator de que o empregado ganha um pouco a mais para compensar o fato de não ter comissão. Assim a negociação é mais complicada e a chance de conseguir algum desconto é quase nula. O menor preço costuma ser do Future Shop, justamente por ser relativamente novo na área de eletrodomésticos oferece a garantia de preço mais baixo e por comprar em grande quantidade dos fabricantes. Se você encontrar preço mais barato anunciado ou algum vendedor te oferecer uma proposta melhor é só pegar o anúncio ou um cartão do vendedor anotar os preços falados e levar até o Future Shop que eles igualam o preço e ainda te dão mais 10% de desconto em cima da diferença. É difícil achar preço mais barato que no Future Shop pq a loja está constantemente de olho na concorrência, existem inclusive "empregados espiões" que rodam por outras lojas anotando preços e vendo até que preço os vendedores da concorrência chegam. A Sears é bem cara, mas isso se vc não negociar, os vendedores da Sears são os mais agressivos do mercado e são capazes de baixar ridiculamente os preços para conseguir a venda, e usam a tática do "essa oferta é válida só agora, se vc sair da loja sem comprar não vou mais fazer esse preço". Por isso pesquise bem os preços e deixe para ir na Sears por último com uma oferta de outra loja em punho. Se vc tem interesse no PSP, vai ter que comprar na Sears ou no Future Shop que tem os melhores serviços oferecidos e o melhor custo benefício, a Sears como de costume oferece o PSP mais caro do mercado. Corbeil, The Brick e Leons tb possuem PSP, mas não é tão vantajoso quanto o do Future Shop e da Sears e costumam ter preços mais baixos que a Sears, mas não tão baixos quanto o do Future Shop. Mesmo assim não deixe de pesquisar em várias lojas, e não faça a besteira de comprar eletrodoméstico algum pela internet. O grande problema disso é não poder agendar o dia da entrega, nisso vão entregar num dia qualquer e se vc não estiver em casa o produto é devolvido pra loja, e tem mais, vc perde a chance de negociar um preço melhor, coisa que dá pra fazer com facilidade, salvo algumas exceções como boxing day em que os preços já estão tão baixos que realmente o vendedor não pode abaixar mais.

- Vale a pena deixar para comprar eletrodomésticos no boxing day? Depende. Dá sim pra fazer uma economia absurda, mas a maioria dos produtos oferecidos a preço de banana não são lá muito bons, ou tem reviews ruins ou o fabricante está tentando se livrar de modelos que serão tirados de linha e vende a preço de custo menor. Tem sim ofertas ótimas, mas é possível conseguir descontos similares fazendo "pacotes" e negociando com os vendedores.

- Dá pra parcelar? Dá! Só sei detalhes do cartão do future shop, mas acredito que outras lojas possuem algo parecido. É um pouco diferente das parcelas que a gente tem no Brasil, no caso Do Future Shop Card, vc faz a solicitação na loja que checa seu crédito e já dá o número do cartão e limite na hora. Para fazer o cartão não se paga nada. Existem planos de pagamento de 3 meses (geralmente sem taxas), 6 meses (com uma taxa fixa de ca$29.00), 1 ano (taxa fixa de Ca$69.00) e 2 anos (com taxa fixa de Ca$99.00), lembrando que os valores podem mudar e que algumas vezes eles liberam a taxa para 6 meses. Enfim, o plano que vc escolher é o tempo que vc tem para pagar pelas compras, não existe parcela fixa, por exemplo se vc fizer uma compra de Ca$1.000.00 e optar pelo plano de 1 ano vc paga a taxa de Ca$69.00 e tem um ano pra pagar, não importa quando, vc pode ir pagando um pouquinho por mês, a quantia que bem entender, se quiser pode pagar tudo de uma vez só um dia antes do prazo vencer. O único diferente é o plano de 2 anos, aí sim vc paga parcelas fixas por mês. Se o prazo for ultrapassado e vc não pagar sua dívida aí a coisa fica feia, a taxa de juros é muito alta e nisso vc se afunda numa dívida monstruosa fácil, fácil.

- Negociação - Se vc vai comprar vários eletrodomésticos ou até mesmo uma TV junto com tudo o melhor é comprar tudo no mesmo lugar para conseguir um bom desconto. Não tenha medo de ser sem noção pedindo desconto (principalmente na Sears), e nunca aceite a primeira proposta. Insista até o vendedor dizer que não tem mais como dar desconto, alguns dão a desculpa de que precisam falar com o gerente para conseguir autorização para um desconto maior, isso é balela, no máximo o vendedor vai dar uma voltinha e fazer contas para saber até quanto pode baixar o preço, o limite costuma ser 10% acima do preço de custo mas para garantir a venda é possível abaixar até 7 % do preço de custo. Peça também para ter a entrega gratuita, como muitos lugares oferecem entrega gratuita é só usar essa argumento que vc consegue. Quando o vendedor falar que não pode mais baixar o preço peça para falar diretamente com o gerente, a grande maioria abaixa mais um pouco o preço na hora pq ter que chamar o gerente para conversar com o cliente não fica bem para o vendedor, outros de fato chamam o gerente e você conseguirá com certeza um desconto a mais pq o gerente tem obrigação de ser simpático e atender os desejos do cliente, já vi gerente vender itens abaixo do preço de custo, dando prejuízo pra loja só pra fazer cliente feliz. Pesquise bem sobre o produto que quer comprar, leia reviews e se informe, o melhor é já chegar na loja sabendo o que vai querer e bem informado.

- Energy Star - Muita gente não sabe, mas aqui em Ontário por lei se paga apenas o GST de taxa, ou seja 5% por produtos Energy Star. Você não paga o PST (8%) como estímulo para comprar eletrodomésticos que economizem energia. Tem vendedor espertinho que fala que é promoção da loja pra ganhar a venda, mas isso vale na província de Ontário em todas as lojas. Por causa disso muita gente do Quebec deixa para comprar os eletrodomésticos em Ontário, e não tem problema, sendo comprado aqui se paga apenas 5% em taxas, mesmo que você peça para ser entregue no Quebec. Tive clientes que vieram de Montreal para comprar aqui em Ottawa e tiveram tudo entregue em Montreal sem problema algum.

- Ah, lembrei de uma coisa que muita gente não sabe, o preço da energia elétrica aqui em Ontário (não sei como funciona em outras províncias)varia conforme a hora do dia, durante o dia é mais caro, depois da meia noite custa quase metade do preço do horário de pico. Ou seja, se der pra utilizar eletrodomésticos que gastam mais energia como lava-louças ou máquina de lavar e secadora depois da meia noite vc economiza na conta de Luz. Depois que soube disso aqui em casa a lava-louças só é ligada quando está cheia e depois da meia-noite, deu pra notar uma diferença no valor da conta. Por causa disso, alguns eletrodomésticos já vem com timer (na maioria lava-louças) assim vc pode programar o eletrodoméstico para ligar sozinho depois da meia noite.
Como o post já ficou bem grande, depois escrevo outro comentando sobre melhores marcas e modelos de cada eletrodoméstico.
Beijos,
Ju"

2 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara 4 de setembro de 2010 às 00:38  

Eu me lembro desses posts. Ótimos por sinal. Excelente idéia publicá-los de novo.

E a vida segue...

Lupatinadora 10 de setembro de 2010 às 01:28  

Pati, esses posts são realmente bárbaros. Sempre que passo em frente a uma Future Shop lembro deles. Pena que o blog não existe mais...

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP