E o pré-natal em Gatineau?

>> 12 de agosto de 2010

Como disse aqui, estou devidamente encaminhada para uma obstetra e já comecei o meu pré-natal aqui no Canadá. Foi uma benção ter encontrado logo uma clínica que estivesse aceitando pacientes e com uma localização tão boa (em frente ao hospital!). Mas, quando liguei lá pela primeira vez, eu nao tinha nem recebido os formulários da Assurance Maladie pelo correio ainda (a solicitação é feita por telefone). Explicando, para ter acesso ao sistema de saúde em Québec, há uma carência de três meses. Mas, para assuntos relacionados à gravidez e algumas outras exceções listadas aqui, não há carência, e no caso de necessidade de atendimento, é preciso apresentar uma carta recebida pelo correio em até duas semanas depois que a pessoa deu entrada no seu seguro.

Bem, o pré-natal aqui começa com uma avaliação bastante completa feita por uma enfermeira. Na clínica me informaram que para essa primeira avaliação a carta não seria necessária e não foi mesmo. A consulta foi ótima e a enfermeira foi muito atenciosa, esclareceu todas as nossas dúvidas e nos informou sobre varios cursos e programas para gestantes disponíveis por aqui. Os formulários para dar entrada na Assurance chegaram e fomos a um CLSC entregar a papelada. Lá avisei que estava grávida, que teria uma consulta e que não havia carência para a minha situação. Eles nem sabiam sobre esses casos de carência... Por isso é bom estar informado! Para resumir a história, estou esperando a carta chegar até hoje. Devo ligar lá para cobrar ainda hoje, porque, apesar de o prazo de duas semanas ainda não ter vencido, quero pedir urgência na minha situação. Para a primeira consulta, sem a carta, tivemos que pagar (75 dólares) e depois vamos pedir o reembolso. Agora tenho também que fazer alguns exames, e por isso estou querendo que esse documento chegue logo.

A consulta com a médica também foi muito boa. Vejam bem, este é meu primeiro pré-natal e não tenho muita comparação, mas estava receosa de ser aquela coisa fria e impessoal. Nada disso... Ela nos passou bastante confiança, foi bem-humorada, atenciosa e totalmente focada no nosso bebê. Já saí de lá com as próximas consultas marcadas até novembro, depois marcamos o restante. Para quem precisar, depois indico o contato aqui em Gatineau.

Resumindo a história, sei que o meu caso é atípico, porque já cheguei aqui com o bolo no forno, mas não tive muitos problemas. A lei foi aplicada (até agora) e apesar de ter pagado a primeira consulta, tenho direito ao reembolso. Eu podia desmacar e esperar a carta chegar, mas e o medo de perder a médica? Melhor não arriscar. Quando fizer os próximos exames ou tiver mais consultas eu vou atualizando por aqui. Vai que tem alguma grávida ou quase grávida precisando de informações?

[imagem daqui]

8 comentários:

Luh e Fred 12 de agosto de 2010 às 10:12  

Estamos acompanhando carinhosamente o blog de vocês e são dicas valiosas! Ainda não temos filhos mas queremos muito ter em breve, assim que passar a fase da adaptação (chegaremos em setembro e iremos morar em Trois Rivières), desejamos toda sorte de bençãos na vida de vocês!

http://eoutrascoisinhas.blogspot.com/ 12 de agosto de 2010 às 11:23  

Gostei da história do 'bolo no forno' - rssss!! Muito legal!!
Bjo!!!
neila

Dra. Ana Maria Luna Ramalho 12 de agosto de 2010 às 17:02  

Ooooooooooi?
Tenho acompanhado ativamente o blog de vcs, principalmente pois nosso processo está voltado para Gatineau e fiquei super feliz em saber da sua gravidez! Meus parabéns! Ter um bebê em casa é uma delícia!
Temos uma pequenininha de 5 meses e meio e estamos adorando!
Felicidades pra vcs e boa sorte aí no Québec!
Bjs
Ana Luna

Unknown 12 de agosto de 2010 às 21:33  

fico feliz que tenha sido tudo bem com a médica.
acho que as vezes temos a impressão de que só os brasileiros são mais digamos atirados, mais comunicativos, mais hospitaleiros...mas existem pessoas assim no resto do mundo, =D
sorte e sucesso pra vcs !

Jhon 12 de agosto de 2010 às 23:22  

Legal q vc já começou a encaminhar essas etapas do pré-natal. Porém uma dúvida: e o francês pra entender tudo isso? Vocês entenderam facilmente os termos usados, ela repetia algumas vezes,fazia mímica e tals?

bjao

Jorge e Loriane 13 de agosto de 2010 às 00:08  

Nossa... eu estou muito feliz por vcs... Está tudo dando certo muito rápido...

Seu Bebê vai nascer e vc nem vai perceber o tempo passar... Esse negócio de que a saúde quebecoise não funciona não é bem como o povo prega... Fica tranquila que seu bb vai ser muito bem cuidado antes, durante e após o nascimento.

Bjo!!!

Ah, é provável que no outro fds (dia 20) eu vá pra Gatineau. Vamos marcar algo, se vcs tiverem tempo, claro...

Jorge Uvo
http://uvosnumafria.blogspot.com/

Alice no País das Maravilhas 13 de agosto de 2010 às 09:38  

Oi Pati,

Mais uma vez uma delícia receber notícias suas!!! Estamos muito felizes em saber que tá tudo caminhando, que tudo está seguindo o rumo certo. Nada como pessoas que chegam preparadas! :)

Beijinhos,
Alice

Unknown 14 de agosto de 2010 às 18:19  

Olá! Primeiro parabéns pelo baby!!! Segundo, adorei as dicas ainda mais que uma das cidades escolhidas por mim e pelo meu marido é Gatineau além de querer logo ter um bb qdo chegar por aí...
Vou acompanhar tudo por aki e bonne chance!!!
Bises,
Neila

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP