Duas semanas!

>> 7 de agosto de 2010

Uau, parece que fazem uns dois meses que saí do Brasil. Quando acompanhava as notícias do lado de cá, sempre ouvia as pessoas dizerem três coisas sobre o começo da vida de imigrante: é muito corrido, é muito cansativo e gasta-se muito dinheiro. Bem, não foi preciso muito tempo para comprovar que as três coisas são verdade... Por quê?
- É muito corrido porque precisamos começar a vida de novo. Saímos da nossa zona de conforto e a maior vontade é que as coisas voltem a uma relativa normalidade. Então corremos para todos os lados para tirar documentos (vários), encontrar casa, achar carro, mobiliar a casa, comprar comida, inscrever-se nos cursos, procurar emprego e no meu caso, encontrar um médico para o pré-natal.
- É cansativo porque estamos em uma cidade que estamos conhecendo pela primeira vez, em que é preciso se comunicar em inglês e francês, com novas leis, novas culturas, novos sabores, tudo novo. Quem chega tem que aprender a se mover, seja à pé, de carro, ônibus, metrô ou taxi. Aqui em Gatineau/Ottawa não tem metrô que é um sistema muito fácil de usar em qualquer lugar, então são muitos caminhos errados e confusão de endereço. Essa parte praticamente resolvemos quando compramos os celulares com GPS. Mesmo assim, no fim de cada dia o cansaço pesa, e no dia seguinte é preciso acordar cedo e começar tudo de novo.
- Gasta-se muito porque, por mais que possamos vir com um orçamento planejado, nem tudo sai como o esperado. Então, é preciso vir com uma boa reserva, porque só no dia a dia é que vamos vendo que o que achamos que custaria X, geralmente sai por 2X. Eu não aconselho ninguém a vir com dinheiro contado, porque no começo ele só vai embora...

Não estou escrevendo isso para desanimar ninguém, porque apesar de comprovar esses três "princípios", eu acho que quem topa participar de um processo de imigração caro e estressante como esse, entende que a aventura faz parte do jogo. Também é preciso enxergar lá na frente e saber que daqui a algum tempo, as coisas vão entrando nos eixos e vai ficando mais fácil chamar a nova cidade de lar. Eu não acho que o ritmo inicial seja puxado por se tratar do Canadá. É difícil mudar de cidade e é difícil mudar de país, seja para o Canadá, seja para a Austrália ou para qualquer outro canto. Além disso, já deu para perceber o óbvio: as experiências são muito pessoais e cada um constrói sua própria história por aqui. No nosso caso, temos gostado bastante da região de Ottawa/Gatineau e das muitas facilidades que temos. Gosto da organização do país, da simpatia do povo, dos preços de muitas coisas e da rede de amizade que temos começado a formar, ainda que na maioria com brasileiros. Além disso, nosso bebê vai nascer aqui, então independente do lugar onde possamos morar, nosso vínculo com o Canadá sempre vai existir.

Que venham as próximas semanas!

4 comentários:

Igor (Projeto Canada 2012) 7 de agosto de 2010 às 11:06  

E ai pati tudo bom?
Minha maior preocupação é a financeira mesmo, aquele valor que te falei que queria levar.. já não acho o suficiente... e quero estudar no Canada, então vou começar uma nova graduação aqui e depois tentar transferir os creditos para a UBC(Universidade de British Columbia) e com isso vou precisar de mais dinheiro mas acho que vai valer muito a pena!
Espero que de tudo certo!
Tudo de bom!

Karinny Cezar 7 de agosto de 2010 às 11:17  

No começo é assim mesmo mas depois vem o tédio! Hahaha, sem família e sem a vida social super ativa do Brasil depois de um tempo vocês vão sossegar e ter que invertar o que fazer pra animar os fds.
Ah, minha festa de formatura já é na próxima sexta então estou bem agoniada com os preparativos (sou da comissão!) mas depois vamos marcar de vocês virem aqui, topam?

http://eoutrascoisinhas.blogspot.com/ 7 de agosto de 2010 às 11:53  

Oi Pati!! Eu to curtindo acompanhar esse 'diário' da nova vida de vcs!! Realmente a organização do país e a educação das pessoas é muito marcante! Ah, e andar nas ruas se sentindo seguro tb!! E são muito boas as dicas q vc tem postado!!
Bjo!!
neila

Marlon Guerios 7 de agosto de 2010 às 12:30  

Legal ver que tem mais gente indo pra Ottawa. Nós fizemos o landing em julho deste ano e ficamos 2 semanas. Ano que vem vamos em definitivo, numa dessas nos encontramos por ai, pois ja estamos decididos por ficar em Ottawa mesmo. Desejo tido de bom pra voces nesta nova fase (imigração e gravidez).

Abraço

Marlon e Gis

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP