3 Semanas! (com um dia de atraso...)

>> 15 de agosto de 2010

Ok, era para o post ter saído ontem, mas tempo é matéria-prima rara por aqui nesses primeiros dias de vida de imigrante... Nesta semana fui ao MICC para fazer o teste de nível para o curso de francês que é oferecido pelo governo. O entrevistador foi muito simpático e a avaliação é simples: uma conversa sobre você, de onde veio, porque veio para o Canadá, em que trabalha e por aí vai. Também fiz uma redação com um tema que ele escolheu. Fiquei no último nível, o três, e consegui entrar na próxima turma que começa já na quarta que vem. As aulas serão na Universidade do Québec e estou bem animada em poder praticar o francês todos os dias, porque confesso que tenho falado muito mais inglês por aqui...

Algumas considerações importantes:
- O curso de francês (francisação) oferecido pelo governo gratuitamente não é totalmente completo. Para se aperfeiçoar ainda mais, é possível continuar estudando em universidades, mas pagando por isso.
- Com isso, dependendo da avaliação, algumas pessoas nem precisam de fazer o curso, quando já tem o francês mais avançado. O entrevistador disse que ficou na dúvida se eu seria elegível ou não para fazer o curso (como assim?!), mas me colcou no nível três mesmo assim. Essa parte não entendi, porque uma coisa é falar com ele que tem um francês claro, mas outra é saír por aí entendendo perfeitamente o que o povo fala no meio da rua...
- O imigrante tem até 5 anos depois da sua chegada para fazer o curso. Basta entrar em contato com alguma unidade do MICC e agendar o teste de nível. Esse prazo também é válido para a Francisação Online.
- Essa é meio óbvia, mas vale ressaltar: não é possível fazer os dois cursos ao mesmo tempo (presencial e à distância), por já solicitei o cancelamento da minha inscrição no curso online que tinha começado ainda no Brasil.

Essa semana também fizemos a Carte Accès Gatineau. O preço é bem justo por um ano (20 doletas) e além do acesso a todas as bibliotecas (que é livre mesmo sem essa carta) podemos participar de várias atividades esportivas gratuitamente ou por um preço camarada.  O marido já se interessou pela natação e eu estou de olho na hidroginástica para gestantes (essa tem um pequeno custo).

Fechamos também o seguro do carro (quinhentos e poucos dólares por ano) em uma empresa chamada BelairDirect, mas ainda vamos comparar com o que é oferecido pelo Desjardins e trocar se for o caso, já que temos até trinta dias para isso. Ter seguro é obrigatório e só dá para buscar o carro se ele já estiver contratado. Pegamos nosso carrinho e fomos ao SAAQ que é algo como o DETRAN daqui para comprarmos a nossa placa do carro e pagarmos o imposto da compra. Aqui a placa não muda, então se trocarmos de carro tiramos a placa de um e colocamos no outro. Achei bem menos burocrático!

Amanhã o marido viaja à trabalho, para enfim voltar a trabalhar desde que chegamos aqui, e eu devo ficar essa semana all by myself. Vai ser bom e ruim: bom para colocar a casa, a cabeça e o corpo em ordem, já que acho que a correria vai diminuir um pouco, mas ruim porque vai rolar aquela saudadinha né?

Depois volto com impressões sobre as aulas de francês. Boa semana a todos!

11 comentários:

Fernanda 15 de agosto de 2010 às 16:03  

Como sempre, informações preciosas nos seus posts.

Estamos cada vez mais inclinados a ir para Gatineau tbm. Então to anotando tudo!


Bjus
Fernanda

LegalJunior 15 de agosto de 2010 às 16:36  

Oie
olha eu aki d novo
mas me diz.. em que cidade vc mora?
é no Brasil?
bjs
http://legaljunior.blogspot.com/

Igor (Projeto Canada 2012) 15 de agosto de 2010 às 18:19  

Que ótimo que está tudo ok por ai!
Esse curso parece ser muito bom msm!!
Depois fala como esta sendo.
bjs

Unknown 15 de agosto de 2010 às 19:03  

Olá! Eu adoro ler seus post pois por enquanto nossa primeira escolha é Gatineau!!!
Continue sempre mandando notícias!!!
Bises
Neila e Fabio

Famille Oignon 15 de agosto de 2010 às 23:35  

Hidro é uma boa! Pratique, mesmo! Td de melhor para vcs! Abração
Karla

Jorge e Loriane 15 de agosto de 2010 às 23:43  

Oi pati...

Eu tinha te respondido, mas só agora que eu vi q mandei pro no-reply... rsrsrsrs

Bom, parabéns pelas 3 semanas... As coisas já estão super encaminhadas pra vcs...

Esse fds eu fui pra Ville de Quebec... Semana que vem q vou pra Gatineau, aí vamos marcar algo sim, se for possível pra vcs, pq eu sei que nem sempre a gravidez te dá a disposição, e tb talvez vc esteja cansada já q vc vai estar all by yourself. Devo chegar aí na sexta a noite e volto pra cá no domingo a noite.

Bjo!!!

Jorge Uvo
http://uvosnumafria.blogspot.com/

César, Valéria, Lara e Anaclara 16 de agosto de 2010 às 02:18  

Que bom ver tanta coisa boa acontecendo com voce minha amiga. Voces merecem isso tudo. Sucesso.

E a vida segue...s

merciquebec 16 de agosto de 2010 às 12:11  

oi pati, é tão bom ver que vcs já estao formando uma rotina por aí!! parabéns pelas 3 semanas. bjokas e tenha uma semana linda=0) elen

Paola 17 de agosto de 2010 às 10:51  

pati! que bom que tudo esta encaminhando e vcs estao bem. boa sorte na organizacao da casa! se sua casa ficar organizada como como o sei blog ...

Beta 17 de agosto de 2010 às 16:30  

Oi Pati! Nossa que bom que conseguiu entrar nessa turma da francisação!!! Bem como planejado, hein?
Continuamos aqui na correria de arrumar as coisas e resolver as últimas pendências...
bjim

Unknown 17 de agosto de 2010 às 19:53  

Esse curso de francês é obrigatório em todo o país, ou só na parte francesa ??
Boa semana !!]
e boa sorte no curso =)

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP