Salário mínimo no Québec sobe para $9,5/hora

>> 2 de maio de 2010

O salário mínimo no Québec teve um reajuste de 50 centavos a partir do dia 1º de maio, passando de $9 para $9,50 por hora. Para os empregados que recebem gorjetas, o salário subiu de $8 para $8,25. Esta é a terceira alta sucessiva desde 2008 e a medida vai ter impacto direto sobre 323 mil trabalhadores, que passarão a receber em média 20 dólares de salário a mais por semana. A maioria desses trabalhadores assalariados são jovens com menos de 24 anos ou mulheres, que trabalham no comércio varejista, nas redes hoteleiras ou em outros setores de serviços. O Québec tem o terceiro salário mínimo mais alto do Canadá, empatado com Terra Nova e Labrador, e atrás de Ontário e Nunavut.

A notícia do aumento vem em boa hora, mas algumas organizações de apoio à população de baixa renda defendem que isso ainda não é suficiente justamente por conta do aumento dos impostos que veio com o novo orçamento da província para 2010. A média de salário anual para quem recebe o mínimo passa a ser $19.760, mas este valor ainda é 11% mais baixo que o limite estabelecido para o grupo de baixa renda no Québec.

Apesar de não ser um aumento muito significativo, eu acho que foi uma medida necessária por conta dos impostos previstos no novo orçamento. E de qualquer forma, a título de comparação, a diferença é que com o salário mínimo no Canadá dá para se viver, enquanto que no Brasil...

Para quem quiser mais informações fiz este resumo baseado das notícias publicadas aqui:
Canoe
RadioCanada
Cyberpresse

4 comentários:

Tati 2 de maio de 2010 às 19:20  

oie!
é, eu tb acho, aqui a pessoa tenta sobreviver com um salário mínimo. é tão pouco que nem secretáriado lar ganha mais isso quando trabalha a semana inteira. Fora as outras coisas que pagamos em dobro aqui.

Bjs!!!
Tati
PS: Como vai seu papis?

Aline 2 de maio de 2010 às 21:58  

Oi Pati!

Acho que não se pode comparar nada ao salário mínimo brasileiro. É uma piada e de muito mau gosto! as nem vou continuar a falar disso, pois vou ficar mal-humorada, hehehe.

Bjos.

César, Valéria, Lara e Anaclara 3 de maio de 2010 às 11:08  

O salário mínimo no Brasil é uma verdadeira vergonha.

E a vida segue...

Rafael Alencar 3 de maio de 2010 às 18:16  

Que bom! Melhor aumentar do que diminuir! uuahuaha!Espero que quando eu chegue aí o salário mínimo seja 20 doláres/hora! (sonho meu).

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP