Les cabanes à sucre

>> 19 de março de 2010

                               [imagem]


Maple syrup ou sirop d'érable é a calda extraída da seiva do bordo (maple), que vem a ser a árvore daquela folhinha vermelha na bandeira do Canadá. Desnecessário dizer que o país é um dos principais produtores do xarope, mas o lado bom disso é que há mil e uma receitas com a calda. Eu já adianto que não tenho ideia de que gosto tem, mas como curiosa que sou vou querer provar na primeira oportunidade, já que o docinho parece ser preferência nacional por lá.

Para provar a calda e muitas outras receitas canadenses, no Québec existe a temporada das Cabanes à Sucre, que vai do fim do inverno ao começo da primavera. Os menus tem um preço fixo por pessoa e parecem ser fantásticos. Dá para acompanhar como é produzido o xarope e o passeio costuma terminar com uma degustação do tire sur la neige.

Para escolher um endereço para visitar, basta olhar nas várias opções disponíveis no Cabaneasucre.org ou no La Route des Sucres. Além do Québec também há algumas sugar shacks em Ontario e Nova Scotia. Neste artigo tem algumas sugestões de locais fora do Québec.

Que jeito mais doce de dar boas-vindas à primavera!

6 comentários:

Igor (Projeto Canada 2012) 19 de março de 2010 às 11:10  

Postar isso perto da hora do almoço foi sacanagem, heim?? hehehe

Tudo de bom.

searacanada 19 de março de 2010 às 11:40  

Pati, que post maravilhoso!! Hehehe... Eu e Tissy ficamos aqui admirando.

Abraço e parabéns pelo seu blog! Muito informativo e divertido.

Jean e Tissy
http://searacanada.blogspot.com

Pat 19 de março de 2010 às 14:12  

Paty, eu provei ele na escola de francês. Minha professora (que é Quebecois) tinha uma lata d'érable que a mãe dela trouxe na última visita ao Brasil, e ela deu um pouco pra gente provar. É muito bom!!! Tenho certeza que vc vai gostar!!

Já fiquei imaginando como fazer um sorvete quente com ele de calda... humm.. deve ficar uma delícia!! rsrsrs

Beijos
Pat

Tissyana Adeodato 19 de março de 2010 às 15:50  

Falaê, Pati!

Havíamos criado, mas por falta de tempo, estava meio parado...Resolvemos dar uma incrementada e brevemente daremos uma sacudida pra movimentar os bloggeiros cristãos imigrantes (ou quase) e vamos contar com você também!
Sobre exames, ZÉRO, ainda estamos na mesma, e dá-lhe ATTENDRE!

Adamov, o papai sem talento 19 de março de 2010 às 20:09  

OLÁ SISTER...
Nem me fale dessa calda.
q malgavilha !!!
é sempre bom receber sua visita em nosso blog.
não faça mais isso...
esses links ultrapassam todos os limetes estabelecidos para o regime que começarei na proxima segunda-feira...(se não chover)
abraços
SAWYER

Tati 21 de março de 2010 às 09:23  

Olá! ADORO o sirop d'érable!!!! heheh po, essa fotinho aí em pleno domingo de manhã na hora do café.... não se faz!!! hahaha eu n tenho masi o meu sirop buá buá acabou, aqui tem no brasil, mas custos les yeux de la tête!!!! como dizem por lá rs os olhos da cara!!!!
E menina, aproveite porque o sirop faz bem pra saúde!!!!! :)

Bjs
Tati

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP