Clipping ::::: Cruzando a ponte - Ottawa x Gatineau

>> 16 de março de 2010

A CBC está exibindo nesta semana a série especial Crossing the Bridge, com um comparativo entre as cidades de Ottawa e Gatineau. Como a cidade québécois ultimamente tem atraído tanto imigrantes quanto moradores de Ottawa, a série se propõe a discutir as algumas questões:

- Ao analisar as estatísticas, quando realmente vale a pena escolher Gatineau ao invés de Ottawa? Quando os impostos mais altos de Québec são superados pelos preços mais baixos das casas e creches?
- Como o rápido crescimento do setor de Aylmer em Gatineau tem afetado a região?
- Qual a estratégia de Québec para atrair imigrantes para a região do Outaouais?
- Por que imigrantes escolhem Gatineau?
- Como a população mulçulmana, relativamente nova e em crescimento, tem encontrado seu espaço na comunidade?

O especial vai ao ar até o dia 18, pela TV, Rádio e internet. Os dois primeiros artigos estão aqui e aqui. No final da semana atualizo esse post com os links restantes. Aqui vai o update (19/03) com todos os links da série Crossing the Bridge:
Parte 1: Ottawa families benefit in Gatineau
Parte 2: Aylmer building boom spurs growing pains
Parte 3: Gatineau works hard to welcome immigrants
Parte 4: Quebec pushes immigrants to Gatineau
Parte 5: Muslims find their place in Gatineau
Gatineau: By the numbers

Gostei muito do que li até aqui, e tenho achado as conclusões bem interessantes. Ao que tudo indica, em comparação com Ottawa, Gatineau é mais válido para quem tem filhos (assim mesmo, no plural), por conta dos benefícios que a província oferece. Por outro lado, como os impostos em Québec são mais altos que em Ontario, isso pode ser ruim para um casal sem filhos. Mas, como bem esclarece um dos entrevistados, a escolha de uma cidade não depende somente dos custos financeiros envolvidos, e é muito mais uma questão de escolha de estilo de vida.

-----------------------

A partir da pauta da CBC, a Rádio Canadá também lançou uma série especial, Gatineau Nouveau, que se propõe a analisar as mudanças na cidade com a chegada dos imigrantes e dos vizinhos de Ottawa. É um extenso perfil sobre a região em texto, áudio e vídeo, com vários dados, estatísticas e ainda uma série de links úteis. Na minha opinião, para quem se interessa por Gatineau como moradia, esse dossiê é leitura obrigatória, porque as informações estão bastante completas e atualizadas.

Vale a pena conferir também os especiais anteriores da Rádio Canadá sobre a região. Tem até esse aqui, de 2008, sobre a crise no sistema de saúde no Hospital de Gatineau. Para os que estão indo para outras regiões no Québec ou no restante do Canadá, dei uma olhada no restante do material disponível e também me pareceu muito bom (ver no menu "Également Disponible"). Tem até sobre Saskatchewan!

Ufa! Muitos links, muita coisa para ler. Informação é uma dávida, não?

1 comentários:

César, Valéria, Lara e Anaclara 16 de março de 2010 às 14:43  

E como sempre você nos traz informação importante e interessante. Não passo um dia sem passar pelo seu blog porque sei que vou achar coisa boa.

E a vida segue...

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP