Relato da entrevista - 02/12/2009

>> 3 de dezembro de 2009

Para os próximos a serem entrevistados, ou para quem quiser acompanhar como foi a nossa saga até aqui, aí vai um relato da entrevista de ontem com o M. Daniel C. Leblanc.

Chegamos em SP um dia antes, ficamos no hotel The Othon Time, ridiculamente perto dos dois prédios, tanto do Escritório de Imigração, quanto do Consulado Geral do Canadá. Sobre o hotel, é meio antigo, mas está bem conservado. Minha única reclamação era o carpete que não tinha um cheirinho muito bom e não deu para trocar de quarto. A diária ficou em R$ 180,00.  Aproveitamos que tínhamos tempo e fomos fazer um reconhecimento, saber onde ficava cada coisa, fomos ao tal shopping D&D, passamos pela agência do HSBC e vimos onde ficava o Banco do Brasil mais próximo. Coisa de gente meio bitolada... No final do dia ainda aproveitamos para encontrar outro casal de amigos nossos que tinha feito a entrevista no dia 1/12. Eles nos tranquilizaram bastante e nos passaram todo o relato.

No dia da entrevista, que estava marcada para 10h, eu acordei às 5h20 e não consegui mais pregar o olho... Esperei passar um tempo, acordei o marido, tomamos banho com calma, tomamos café e chegamos ao prédio do Escritório por volta de umas 9h10. Subimos e ficamos lá esperando... A cada porta que abria um susto! Ficamos conversando em francês para ir entrando no clima e por volta de umas 10h05 eis que sai um rapaz todo sorrisos (deve ter sido aprovado) e então o M. Daniel Leblanc nos chama. Ele se apresentou, nos indicou as cadeiras onde deveríamos sentar e a entrevista começou.

Antes devo dizer que ele é realmente muito educado, gentil e atencioso. O francês dele é pausado e bastante compreensível. Durante toda a entrevista nos deu conselhos e estava bem tranquilo. Ele foi pedindo os documentos na ordem que estavam listados no email de convocação: certidão de nascimento, casamento, passaporte, comprovação de trabalho, de idiomas... Conferiu atenciosamente cada documento e cada data. Na parte da experiência de trabalho ele comentou que gostou muito do nosso perfil profissional e foi nos dando umas dicas de validar os diplomas daqui (apesar de não ser obrigatório é recomendável), nos deu umas estratégias para buscar emprego (compartilho no próximo post) e observou nossas ofertas de emprego e o nosso planejamento nessa área. Sobre o resto do projeto ele nem olhou. Sério, tanto tempo preparando o projeto e ele nem deu bola... Mas, acho melhor ter mais preparao do que ficar faltando alguma coisa!!

Depois disso ele já foi entregando o guia "Aprendre le Québec", e foi imprimindo o CSQ... No fim soltou o tal "Félicitacions, vous êtes acceptés", explicou um pouco sobre as vias do CSQ (do consulado e a nossa) e nos conduziu até a porta. Como último conselho nos disse para organizarmos ao máximo nossa vida profissional aqui, com bastante planejamento e já ir enviando o currículo (nos padrões de Québec) para empresas lá. Ele disse que quando chegamos temos tanta coisa para resolver e é tanta informação nova que é melhor deixar essa parte adiantada daqui mesmo. Toda a entrevista durou pouco mais de uma hora.

No fim saímos de lá leves como uma pluma e fomos correndo para o HSBC para pagar a taxa do federal. Já tínhamos confirmado o valor antes da entrevista, então foi só fazer o depósito e correr para ver se conseguíamos entregar a papelada no Consulado. Mas infelizmente a Maura não quis aceitar, disse que só a partir das 15h mesmo. Como nosso vôo de volta era às 15h50, ficamos com medo de esperar e não conseguirmos chegar a tempo no aeroporto... Aí optamos por postar a papelada nos Correios do aeroporto de Congonhas (obrigada pela dica Reijane!).  No fim, tanta correria não adiantou nada porque o nosso vôo foi cancelado e só saímos de SP depois das 17h... Mas enfim, postamos por SEDEX e a essa altura já foi entregue lá. Agora entramos em uma nova fase de espera... Pelos exames médicos! Pelo menos a parte mais complicada já passou!! Deus é bom!! Estamos muto felizes e extremamente aliviados...


--
Ps: aproveito para registrar aqui um agradecimento a Taís e a Bianca e ao Josafá que nos deram uma força com o nosso projeto. Valeu!!

10 comentários:

Josafá e Bianca 3 de dezembro de 2009 às 13:11  

Aeeeeeeeeeeeeeeeeeeee........
Parabésn Pati!!!
Tanquilão demais não é?? Nem precisavámos daquela ansiedade toda...hehehe...mulheres..

Vamos dar entrada no nosso Federal só na próxima semana, pois estou esperando minha mãe mandar o antecedentes criminal de Aracaju.

Boa sorte para nós nas p´roximas etapas! O pior já passou..
Um beijão!!
Estamos felizes por voces...

Bianca e Josafá

César, Valéria, Lara e Anaclara 3 de dezembro de 2009 às 14:35  

Parabéns!!! Que bom que correu tudo bem. Agora é só aguardar o pedido de exames. Se Deus quiser o processo de vocês vai voar.

E a vida segue...

Unknown 3 de dezembro de 2009 às 14:40  

Parabéns Patrícia !
Estávamos daqui torcendo por vcs.
Desejamos muitas felicidades.
E que venham os pedidos de examos médicos.
Abcs
Carlos, Fernanda e Anna Luiza

Fábio Corsino 3 de dezembro de 2009 às 15:16  

Patrícia,

Primeiramente parabéns pel CSQ!!! Vi no seu blog que vocês prentendem ir pra Gatineau. Também pretendo ir pra lá. Gostaria de trocar uma idéia com vocês, pode ser?


Atenciosamente,
Fábio Corsino

Pati 3 de dezembro de 2009 às 15:24  

Oi Fábio, estou te mandando um email. Será ótimo conhecer mais vizinhos brasileiros por lá.

abraços!

Rafael 3 de dezembro de 2009 às 21:38  

Parabéns!!

Ótimo post da Saga!! Bem vindo a fase da espera!! Rapidinho passa!! Tomara que chegue rápido o pedido de exame de vocês.. quem sabe conseguem também chegar até mesmo antes de junho!! Torcendo!!!

Abraços!!
Continuem os posts Legais!!

Juliana 4 de dezembro de 2009 às 10:05  

Parabéns pra nós!!! rsrsrsrs

Alívio total, né!!!

Vc acredita que o M. Leblanc não me falou o famoso "Félicitacions, vous êtes acceptée"!! Me senti roubada desse momento... rsrsrsrs (quem eu estou enganando... com o CSQ na mão, ele não precisava falar nada... rsrsrsrs)

Bjs!

Unknown 16 de abril de 2010 às 23:02  

Pati, me diz uma coisa, quantas horas de francês vocês fizeram?

Pati 21 de abril de 2010 às 22:53  

Olá Vivi e André, tínhamos aproximadamente umas 250 horas de francês.

Abraço!

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP