Algumas informações sobre Gatineau

>> 1 de novembro de 2009


Cartão postal virtual retirado da página da cidade

Quando enviamos nossos formulários, naquele campo para indicar a cidade onde temos intenção de morar colocamos Montreal. Não que tivéssemos certeza de que iríamos para lá. Na verdade naquela época já estávamos entre Montreal e Gatineau, mas como não era nada certo, achamos melhor optar por Montreal. Na semana passada enviamos um email para o BIQ informando nossa mudança e eles nos responderam dizendo que não tem problema, só precisamos mencionar nossa decisão na entrevista.

Pois bem, temos levantado muitas informações sobre Gatineau e queria deixar aqui alguns dados importantes sobre a cidade. Sei que cada imigrante tem seus motivos para escolher sua cidade ideal, mas como é uma cidade relativamente pequena e não há muitos brasileiros por lá ainda, quem sabe o povo não anima... Já me adiantando, os dados listados aqui foram retirados da página oficial da cidade, do Emploi Québec e do Tourisme Outaouais.

A cidade de Gatineau como está organizada hoje tem uma área de 340 km² e foi criada em 2002 a partir da fusão de cinco cidades: Aylmer, Buckingham, Gatineau, Hull e Masson-Angers. Hoje esse são os "setores" de Gatineau. Dados de 2006 apontam que a cidade tem quase 250 mil habitantes, e é a quarta maior cidade em importância no Québec. Tem uma das maiores taxas de bilinguismo do país (63%) e uma das menores taxas de desemprego do Québec (5,8%, contra 9,6% em Montreal e 8,8% no Québec - dados de junho/2009). Gatineau fica do lado de Ottawa e é separada da capital pelo Rivière des Outaouais, ou Ottawa River para os anglófonos. Está localizada a 200km de Montreal, 450Km de Toronto e 700km de NY. A cidade parece ter um sistema de transporte eficiente, mas não há metrô. Ele é todo baseado em ônibus e o bilhete mensal da STO para adultos custa CAN$ 105,50 (cobrindo inclusive os trechos mais longos de Ottawa/Gatineau). Há desconto para compra de passes anuais.

Os meses mais frios vão de novembro a março, com destaque para janeiro em que a temperatura fica entre -5 e -15°. Ruim, mas na minha opinião é melhor que -30°... Nos meses mais quentes a temperatura varia entre 15 e 28°. A cidade tem dez bibliotecas (gostei dessa parte),  uma região com um Cassino à beira do Lac Leamy (para mim não faz diferença, mas há quem goste), várias atividades de ciclismo, alguns rios, lagos e diversos parques. O maior deles, o Parc de la Gatineau cobre 14,4% do território municipal. Tem uma vida cultural relativamente intensa para uma cidade média/pequena, com uma média de quinze festas/festivais por ano e é de lá o famoso festival anual de balões (Festival de Montgolfières de Gatineau). Em 2010 Gatineau vai sediar os Jogos do Québec.

Neste post eu indiquei um estudo da Money Sense sobre as melhores cidades para se morar no Canadá. Em 2009 a campeã foi Victoria, em British Columbia, uma cidade turística de clima ameno, cheia de aposentados e que fica do lado de Vancouver. Mas adivinha quem veio logo depois em segundo lugar e quem liderou o ranking dos dois anos anteriores? Ottawa/Gatineau... Além de ter excelente qualidade de vida, outra coisa atraente para nós é que o custo de vida lá é mais baixo. Pelo que vimos o aluguel é de CAN$ 150 a CAN$ 200 mais barato que Ottawa. Além disso temos muito interesse em comprar uma casa e o preço médio de casas em Gatineau fica em CAN$ 190 mil (contra CAN$ 395 mil em Toronto, CAN$ 240 mil em Montreal e CAN$ 280 mil em Ottawa).

Esses foram alguns dos pontos que nos atraíram para a cidade. No nosso caso, a possibilidade de falar inglês e francês é maravilhosa, já que o nosso inglês ainda é mais forte que o francês. Além disso, a cidade tem um tamanho bom. Nem pequena e nem grande demais. Se sentirmos falta de agitação, basta cruzar uma das pontes e ir para Ottawa. Mas eu estou mais para a tranquilidade e a paz de uma cidade menor... Eu fico passeando pelas ruas da cidade pelo Google Street View e acho uma fofura. Tudo bem que nunca fui lá, não fizemos nenhuma viagem de prospecção, mas Gatineau até agora está ganhando. Quando estivermos lá faço um outro post sobre os prós e contras da cidade...

Para fechar, aí vai um link para um arquivo pdf com um mapa da cidade (achei ue esse é um dos mais completos).

E então, algum ilustre brasileiro morador de Gatineau tem alguma coisa a acrescentar?

3 comentários:

nousnoussouvenons 1 de novembro de 2009 às 21:44  

Olá, também estamos tentados em ir para Gatineau. Mas o que está pegando é a questão de empredo.
Mas não entendi uma coisa, no formulário você indicou Montreal ou Capitale Nationale ? Vocês analisaram a questão de emprego na capitale também ?
Bonne chance.

Pati 1 de novembro de 2009 às 22:43  

Oi... Qual a área de emprego de vocês? Pelo que pesquisamos Gatineau tem mais empregos voltados para a área de tecnologia. Sou publicitária e vou ter que recomeçar a carreira do zero por lá. O marido é da área de informática e acho que a situação dele é um pouco mais confortável.

No nosso formulário colocamos Montreal (RMM) / Capitale Nationale, para incluir a regiao metropolitana de Ville de Québec também. Mas você tem razão, ficou confuso no post (fiz uma correção).

Abraços!

Karinny Cezar 2 de novembro de 2009 às 17:53  

Ah Montréal é mais animado sim mas Ottawa é tãaaaao linda! Vocês vão acabar mudando pra cá

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP