Sobre o TCF pour le Québec

>> 4 de outubro de 2009

O TCF-Q é uma das alternativas à comprovação do Francês para o processo de imigração por Québec. Além disso, ultimamente o BIQ tem oferecido a proposta de "trocar" o TCF-Q pela entrevista. Algumas pessoas recebem uma cartinha solicitando que seja feita uma escolha entre a entrevista ou um resultado X na prova. Nós decidimos fazer o TCF-Q pelos dois motivos. Primeiro por ser mais uma forma de comprovar o nosso nível de francês e segundo porque se já servir como algo no lugar da entrevista não teremos que ir até São Paulo. Faremos o último teste do ano, no dia 26/10 e então volto com uma descrição mais detalhada.

Aí vão algumas informações e links sobre a prova:

TCF-Q é a sigla para Test de connaissance du français pour le Québec e é uma versão simplificada do TCF. A prova é elaborada pelo CIEP (Centre international d'études pédagogiques) especificamente para o processo de imigração e seu resultado tem validade de dois anos. Justamente por isso são avaliadas apenas a compreensão (30 questões - 30 min) e expressão oral (6 questões - 15 min). O valor da inscrição pode variar, mas para essa prova aqui em Brasília pagamos R$ 230,00 (cada). A inscrição é feita na Aliança Francesa da Asa Sul e nos informaram que o resultado sai de 30 a 45 dias.

O link do CIEP sobre o TCF-Q tem mais informações úteis e a RFI tem alguns exercícios de escuta para o TCF. Algumas livrarias têm o guia oficial de treino ao TCF e o livro com 250 atividades para preparação (ambos indicados pelo CIEP).

1 comentários:

suelena 22 de abril de 2012 às 00:43  

Gostaria de saber em qual livraria posso com comprar o guia oficial de treino ao TCF, pois não encontro em nenhuma livraria de minha cidade. Por favor, você pode me enviar o nome e lugar de uma livraria que tenha?
suelenamoraes@gmail.com

  © Free Blogger Templates Wild Birds by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP